São Paulo, segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para petistas, Delúbio mandou "recado" ao partido

Ex-tesoureiro do PT na época do escândalo do mensalão citou nomes da Executiva no depoimento que prestou à Justiça na quinta

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

O depoimento de Delúbio Soares à Justiça no inquérito do mensalão deixou em alerta setores do PT que tiveram os nomes de seus representantes citados pelo ex-tesoureiro.
Na quinta-feira, ao depor em São Paulo, Delúbio afirmou, sobre a dívida do PT, que não tomava decisões sozinho e apontou a Executiva do partido como o órgão mais próximo a ele.
Entre os 21 membros da Executiva, ele citou Silvio Pereira, Valter Pomar, Joaquim Soriano, Romênio Pereira, José Genoino, Jorge Bittar, Marta Suplicy e Aloizio Mercadante. Todos negam envolvimento.
Segundo a Folha apurou, os petistas acreditam que os nomes não foram citados de maneira aleatória pelo ex-tesoureiro, pivô do mensalão (2005), hoje fora do PT.
O depoimento teria deixado claro que Delúbio mudou sua estratégia e agora pretende mostrar que seus atos ocorreram em decorrência do cargo que ocupava e que, por isso, o partido "avalizou" suas ações.
Do núcleo do qual fazia parte no PT, Delúbio citou apenas Silvio Pereira e José Genoino, ambos já alvos da ação do mensalão no Supremo. Pomar, Soriano e Romênio são de correntes à esquerda do atual e do antigo comando, adversários e críticos da gestão do ex-tesoureiro. Bittar agora integra a ala que prega a "refundação".
Essas alas ganharam espaço na direção que toma posse em fevereiro. Com isso, na visão de petistas ouvidos pela Folha, Delúbio estaria avisando que não aceitará "caça às bruxas".
Marta Suplicy, ministra do Turismo, é o principal nome do grupo Novo Rumo, que também rompeu com Delúbio. O senador Aloizio Mercadante (SP) era o líder do governo na época da CPI dos Correios e teria se omitido na defesa do ex-tesoureiro.
Na sexta-feira, o advogado de Delúbio Celso Vilardi negou que ele tivesse responsabilizado a Executiva do partido.


Texto Anterior: "Geisel era muito humano", diz ex-assessor
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.