São Paulo, segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Índice

saiba mais

A porta já estava aberta, diz professor

DA REDAÇÃO

"Em 1808 ocorreu a abertura dos portos. Mas as portas já estavam abertas antes." A definição é do historiador Carlos Guilherme Mota.
"A presença da Inglaterra já era grande antes. O Brasil tornou-se no século 18 a principal base para o comércio de contrabando", diz o professor da USP e do Mackenzie.
O historiador José Jobson de Andrade Arruda concorda. "Os portos estavam abertos antes de 1808, em 1800, pelo contrabando. No porto do Rio entravam por ano cerca de 80 navios. Depois sobe só para 90", afirma.
"Houve uma Convenção Secreta de Londres realizada em 22 de outubro de 1807, quase às vésperas da vinda. A decisão foi tomada fora do território. Em 1806, os ingleses tinham preparado uma expedição de 10 mil homens para invadir o Rio de Janeiro", complementa o professor, que lança em março "Uma colônia entre dois impérios. A Abertura dos Portos Brasileiros 1800-1808".
De acordo com Jobson, a decisão teve quatro conseqüências. "Alimentar de matéria-prima a Inglaterra, o algodão, e abrir o mercado brasileiro para tecidos de algodão; asfixiar a indústria francesa, pois a França era o principal importador de algodão em rama do Brasil. E prejudicar definitivamente a indústria portuguesa."


Texto Anterior: Entrevista/Rubens Ricupero: Abertura dos portos foi primeiro passo do país rumo à globalização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.