São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reclamar de políticos é legítimo, diz d. Cláudio

DA REPORTAGEM LOCAL

O cardeal d. Cláudio Hummes, arcebispo metropolitano de São Paulo, disse ontem que é "legítima" a escolha de políticos como alvo na malhação de Judas.
No sábado de Aleluia, foram usados bonecos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro Antonio Palocci Filho e do prefeito José Serra, no centro da cidade. Segundo ele, "o povo é que sofre com as mazelas sociais, sabe que tudo depende de decisão política e, por isso, com toda razão, reclama dos políticos".
Além disso, iniciativas como a contratação de parentes estimulam protestos. "O nepotismo tem de ser combatido", disse ele, ao comentar a contratação, publicada pela Folha, de 96 cônjuges de deputados pela Câmara.
Embora reconheça a necessidade da transferência de renda, ele comenta que, sem o combate ao desemprego, o Bolsa-Família é "por enquanto, só assistência".
O arcebispo expôs essa crítica a mais de mil fiéis, ao celebrar a Páscoa da Ressurreição, na Catedral da Sé. D. Cláudio falou do desespero do desempregado e lamentou que a miséria seja tanta a ponto de o programa ter como meta oito milhões de famílias.
O Bolsa-Família, diz, tem de ser "emergencial". E é preciso trabalho para que as pessoas possam, "com dignidade", produzir sua renda. "Nós, cristãos, temos que lutar por um mundo assim", conclamou ele, que, sem citar a eutanásia, pregou o amor à vida. (CATIA SEABRA E ROBERTO DE OLIVEIRA)

Texto Anterior: Na riqueza e na pobreza: Líder da CCJ propõe votar já lei contra nepotismo
Próximo Texto: Toda mídia - Nelson de Sá: Do sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.