São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa por apoio de Lula provoca farpas entre Marta e Mercadante

MALU DELGADO
DA REPORTAGEM LOCAL

O envolvimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sucessão de São Paulo é o principal motivo de atrito entre os pré-candidatos do PT, Marta Suplicy e Aloízio Mercadante, que trocam farpas na reta final da campanha.
A ex-prefeita disse que não precisa de "subterfúgios para vencer a eleição", enquanto Mercadante lembrou que tem metade do índice de rejeição da ex-prefeita. Ambos comprometem-se, no entanto, a apoiar sem ressentimentos o vencedor da prévia.
Marta disse, em entrevista à rádio Jovem Pan, durante encontro com filiados em Ribeirão Preto, que se considera mais qualificada para a disputa com José Serra, tanto que as pesquisas a colocam "disparado na frente em relação ao companheiro Mercadante".
O senador pediu serenidade até a prévia, mas reagiu. "Perdemos a eleição na capital no primeiro e segundo turnos. O indicador mais importante neste momento da campanha é a rejeição. Eu tenho mais potencial de ampliar votos e crescer", afirmou à Folha.
Lula não declarou publicamente a preferência, mas seus últimos gestos não deixam dúvidas de que trabalha pela vitória de Mercadante. O senador diz que se sente honrado com o apreço de Lula e ressalva que a adesão de prefeitos e sindicalistas à sua candidatura não são manifestações da cúpula do PT. "Minha candidatura nasceu da base do partido", revidou.
Já Marta insiste que Lula não declarou preferência a Mercadante. "Não sei se o presidente tem essa preferência mesmo. Mesmo se tivesse, os militantes do PT conhecem os dois candidatos. Ninguém manda no filiado, que não gosta de ter cabresto. Se a cúpula quer ir para um lado, ele pensa com a cabeça e vai para outro."


Colaborou a Redação

Texto Anterior: Outro lado: Ex-prefeita diz que os contratos obedeceram à lei
Próximo Texto: Crise no governo/O presidente: Procurador e OAB constrangem Lula no STF
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.