São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Apoio em pessoa
A estréia oficial de FHC na campanha de José Serra será no dia 15 de junho. O presidente irá à convenção do PSDB, que lançará oficialmente a candidatura do tucano à sucessão.

Garoto propaganda
FHC também deverá aparecer em comerciais do PSDB. No Planalto, diz-se que a participação dele na campanha de Serra será "no limite da compostura". Nem mais nem menos.

Amenizar o efeito
Preocupado com o resultado da pesquisa CNT/Sensus que colocou Serra em terceiro lugar, atrás de Lula e de Garotinho, o PSDB tomou uma providência: pediu ao Vox Populi que fizesse uma nova pesquisa (nos dias 29 e 30) após a entrada na TV dos novos comerciais da sigla.

Choro justificado
Nos comerciais do PSDB, que vão ao ar hoje, Serra aparece na TV brincando com um bebê, enquanto um locutor apresenta a biografia do presidenciável.

Ossos do ofício
Ciro gravará amanhã a primeira entrevista, a ser exibida na próxima segunda-feira, do ciclo da MTV com os presidenciáveis. Apresentado pelo vocalista punk João Gordo, o programa tem no cenário uma mesa sustentada pela estátua de uma mulher em trajes sumários.

Chapa plebiscitária
O PTB encomendou uma pesquisa nas regiões Sul e Sudeste para avaliar a credibilidade de possíveis vices para a chapa de Ciro. Estão na lista os petebistas Paulinho, Sonia Santos, Walfrido Mares Guia e Roberto Jefferson e o pedetista Álvaro Dias.

Pito no ar
Durante entrevista a uma rádio de BH ontem, Ciro ouviu uma repreensão de um taxista que ligou para criticar o seu uso constante da palavra desgraça. "Acho que o sofrimento da população tem o contorno dessa palavra que vou tentar evitar", desconversou o presidenciável.

Guerra perdida
Os dissidentes do PSB avisaram ontem aos petistas que não têm mais esperanças em derrubar a candidatura de Garotinho. A única chance de o ex-governador desistir da sucessão -avalia a corrente contrária- é ser alvejado por uma denúncia.

Rainha dos baixinhos
Uma das filhas de Anthony Garotinho (PSB-RJ), Clarissa, deixou a produção do programa de Xuxa na Rede Globo para ajudar na campanha do pai.

Base eleitoral
José Serra almoçará no sábado em Venda Nova do Imigrante (ES), cidade de Rita Camata, com toda a família da sua candidata a vice-presidente.

Barulho à vista
Dante de Oliveira comunicará hoje à cúpula do PSDB que é praticamente impossível a aliança com o PMDB no MT. A gota d'água foi uma reunião na sexta entre o peemedebista Carlos Bezerra e líderes do PPS e do PFL, inimigos dos tucanos no Estado.

Audiência judicial
Funcionários da Febem e jovens internos vão sentar-se na segunda frente a frente, pela primeira vez, num processo que apura suposto crime de tortura na instituição. Há 20 servidores denunciados e igual número de vítimas. No interrogatório, os réus negaram as acusações.

Patrocínio cultural
Acuada pela nova onda de violência no Estado, Benedita da Silva (PT-RJ) tenta buscar entre os artistas apoio à sua gestão. Na sexta, a governadora encontrou-se com Djavan e no sábado com Gilberto Gil. Sempre ao lado do marido, Antonio Pitanga.

Disputa cearense
O senador tucano Lúcio Alcântara venceria a eleição para o governo do Ceará no primeiro turno, segundo o Ibope. Ele tem 41% das intenções de voto e seus adversários somam 31% .

TIROTEIO

Do ex-deputado Paes de Andrade (PMDB-CE), da ala oposicionista no PMDB, sobre a convenção partidária que pode definir a chapa Serra e Rita:
- Em quase todas as convenções do PMDB que apoiaram o governo houve vício e uso da máquina. Foram manchadas. Mas dessa vez a derrota governista será fragorosa.

CONTRAPONTO

Saída sagrada

Há duas semanas, Anthony Garotinho (PSB-RJ) visitou a Paraíba em pré-campanha. Um candidato a deputado estadual pelo partido no Estado ficou entusiasmado com a possibilidade de encontrar Garotinho para, logo que pudesse, pedir dinheiro para custear a sua campanha. O homem perguntou a outro político do PSB:
- Parece que o Garotinho está "montado" no dinheiro. Será que ele vai me ajudar?
O político respondeu:
- Acho que não. A campanha dele é modesta.
Mesmo assim, o candidato foi atrás de Garotinho. Ele insistia no pedido, mas o ex-governador se esquivava. Cansado do assédio, o presidenciável apanhou uma Bíblia e disse:
- Não posso dar dinheiro, mas leia aqui o que diz o Livro de João - e abriu a Bíblia.
Na página aberta, um texto condenava o pecado da usura.



Próximo Texto: Rumo às Eleições: Candidatos "se distanciam de posições radicais", diz FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.