São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peemedebista propõe Simon para vice de Lula

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Não pára em São Paulo a aproximação do PMDB de Orestes Quércia com o PT de Luiz Inácio Lula da Silva. A idéia do ex-governador paulista, em conjunto com o ex-presidente José Sarney, é lançar o senador Pedro Simon (PMDB-RS) para vice de Lula.
É improvável Quércia e Sarney obterem êxito, mas essa articulação deve dar trabalho para os peemedebistas que apóiam o governo. A ala governista do PMDB já indicou a deputada Rita Camata (PMDB-ES) para candidata a vice na chapa do tucano José Serra.
No último sábado, Quércia conversou com o presidente nacional do PT, José Dirceu, sobre as possibilidades de aliança. Ontem, após ter consultado Simon e Sarney, entre outros, Quércia telefonou para Dirceu. "O candidato a presidente do PMDB não será mais o José Serra. Será o Lula, e o vice será o Pedro Simon", disse.
A Folha telefonou para Simon. Ouviu do senador uma resposta pouco empolgada: "Eu, vice [de Lula"? Não há hipótese". E sobre o PMDB gaúcho não apoiar Serra ou apoiar Lula? "Não respondi nada ao Quércia. Quem tem de dizer é o PMDB do meu Estado."
"Ele diz "não", mas senti que há espaço para dizer "sim" mais adiante. Há uma grande vontade no nosso grupo de que o Simon seja o vice do Lula", diz Quércia. Sarney prefere "esperar primeiro ouvir a opinião de Simon". Mas faz uma ressalva a favor do PT: "Eu apoiarei a decisão do Simon. Não estou incluído no grupo dos que têm restrição ao Lula".
Durante entrevista coletiva em Sorocaba (SP), Lula disse que "gostaria muito" que a parte do PMDB que faz oposição ao governo desse apoio ao PT. "Torço para que eles vençam a convenção, mas, como não sou delegado, só posso esperar e rezar", afirmou.

Campinas
Dirigentes petistas negaram ontem que Lula tenha cancelado visita a Campinas em razão de uma greve de servidores públicos contra a administração municipal, que é do partido. Segundo os petistas, o cancelamento ocorreu devido a mudanças na agenda de Lula. (FR)


Colaborou FÁBIO ZANINI, enviado especial a Sorocaba



Texto Anterior: Quércia fecha aliança com PT à sucessão em São Paulo
Próximo Texto: Procurador pedirá inquérito para apurar denúncias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.