São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BICHO DO PT

Foi movimentado R$ 1 mi

Ministério Público denuncia 2 delegados

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O Ministério Público gaúcho revelou ontem ter denunciado na semana passada os delegados de polícia Alexandre Vieira e Abílio Pereira pelo recebimento de propina de banqueiros do jogo do bicho. Vieira está preso.
Segundo a Promotoria Especializada Criminal, os delegados movimentaram, além dos valores referentes a seus vencimentos, R$ 1 milhão, entre 1995 e 2000. Vieira foi denunciado por concussão (extorsão ou peculato praticado por funcionário público), prevaricação, extorsão, falsidade ideológica e falso testemunho. Pereira, por concussão e prevaricação.
O governo gaúcho considerou as denúncias uma vitória, que, para o deputado Ronaldo Zülke (PT), ""confirmam acusações enviadas pela bancada do PT [governista" à Assembléia durante a CPI da Segurança Pública".
"Eles não acreditavam que iríamos depurar a polícia, e quem não acreditava está indo preso", disse o chefe de polícia José Antônio Araújo.
As denúncias contra os delegados se fundamentam em investigações nas suas contas e depoimentos de bicheiros que teriam confirmado o pagamento de propina para não serem importunados. Foram 18 os bicheiros denunciados por corrupção ativa e formação de quadrilha.
O advogado de Vieira, Oswaldo de Lia Pires, que pediu e não obteve habeas corpus para ele, desqualificou as provas como "diz-que-diz" de bicheiros. E definiu Vieira como um ""preso político".



Texto Anterior: Janio de Freitas: Mais verdades em falta
Próximo Texto: Brasília: Cristovam e deputado do PC do B vão a CPI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.