São Paulo, sexta-feira, 28 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA

Pedido é feito após caso "NYT"

Entidade pede fim de expulsão de jornalistas

DA ASSOCIATED PRESS

O Instituto Internacional de Imprensa, com sede em Viena, pediu ontem que o governo Lula mude a lei brasileira de imigração para que os vistos de jornalistas estrangeiros não possam ser cassados por causa de seu trabalho.
O pedido foi feito após o caso do correspondente do "New York Times" Larry Rohter, que teve seu visto revogado por causa de texto que afirmava que o hábito de beber do presidente Luiz Inácio Lula da Silva era preocupação nacional. A decisão acabou revista.
Para o diretor da entidade, Johann Fritz, o uso do expediente "levantou uma série de questões problemáticas que precisam ser resolvidas". "Deve haver um claro reconhecimento da separação dos poderes, com leis sendo aplicadas por razões objetivas, e não com o propósito de punir porque uma reportagem causou constrangimento", afirmou, em nota.
"O governo deve alterar a lei para excluir seu uso na expulsão de jornalistas. Assim, seguirá a legislação internacional sobre o direito dos jornalistas a trabalharem sem o constrangimento de governos."


Texto Anterior: Brasil negocia a venda de cachaça à União Européia
Próximo Texto: Eleições 2004: Erundina articula "4ª via" com PMDB em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.