São Paulo, domingo, 28 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Legalização foi abortada por escândalo

DA REDAÇÃO

No início de seu mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou um grupo de trabalho para estudar a regulamentação dos bingos, e em 2004 chegou a enviar mensagem ao Congresso propondo sua regulamentação.
Em 13 de fevereiro de 2004, porém, veio à tona o escândalo Waldomiro Diniz: o ex-assessor do ministro José Dirceu aparece numa fita de 2002 negociando propina com um empresário do jogo.
Pressionado pelo escândalo, Lula edita uma medida provisória proibindo a exploração de bingos, mas ela é derrubada pelo Senado em 5 de maio. Em agosto, o Supremo Tribunal Federal decide que não havia amparo legal para a atividade dos bingos.
O escândalo motivou a CPI dos Bingos: os governistas tentaram barrar a investigação, mas o STF obrigou o Senado a instalar a comissão em 29 de junho de 2005 -que concluirá seus trabalhos até o próximo dia 24 de junho. O relator deve apontar indícios de que a campanha de Lula recebeu doações ilegais de bingueiros.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Eleições 2006 / Presidência: Se reeleito, Lula quer buscar acordo político com tucanos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.