São Paulo, segunda-feira, 28 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em seminário hoje, PSDB discute estratégias para fazer oposição

Em reunião preparatória para congresso tucano, Aécio faz contraponto a FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Presidenciável tucano e governador de Minas, Aécio Neves diz que, no PSDB, "já passou o tempo de decisão em função de uma ou outra opinião". É uma crítica indireta ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que, nos bastidores, já trabalha pela candidatura do governador de São Paulo, José Serra, à Presidência em 2010.
Aécio e FHC deverão se encontrar hoje em Brasília no seminário "O PSDB e os Novos Desafios do Brasil", reunião preparatória para o 3º Congresso do partido, marcado para setembro.
FHC e Aécio alternaram trocas de farpas e de gentilezas nas últimas semanas a respeito do papel do PSDB na oposição. O ex-presidente defende uma atitude mais aguerrida do partido em relação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva. Aécio e o próprio Serra, porém, têm mantido pontes com Lula.
Em 2006, a liderança composta por FHC, Aécio e o presidente do partido, o senador Tasso Jereissati (CE), conduziu a articulação para escolha do candidato a presidente. O então governador paulista, Geraldo Alckmin, foi o candidato. A opção se deveu a movimentos agressivos de Alckmin para ganhar a candidatura, mas também a um temor de Serra em confrontar Lula.
Em conversas reservadas, FHC avalia que Serra deve ser o postulante do PSDB em 2010. Acha que o peso de São Paulo e o provável melhor desempenho nas pesquisas pavimentarão o caminho para o governador paulista.
Aécio se movimenta para evitar que a candidatura Serra apareça como fato consumado. Namora o PMDB, uma espécie de "Plano B" para concorrer ao Palácio do Planalto.
A respeito do futuro do PSDB, Aécio considera que é preciso que o partido tenha bom desempenho nas eleições municipais do próximo ano e que seja uma legenda "plural". Para ele, é preciso que o PSDB recupere o cacife que tinha no Nordeste. (KENNEDY ALENCAR)


Texto Anterior: Foco: Durante missa na capela do Alvorada, dom Cláudio compara Lula a Jesus
Próximo Texto: Escândalo reabre debate para mudança da lei orçamentária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.