São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula intercede a favor de acerto com Aécio

Presidente deu três telefonemas e disse aos seus interlocutores que a acordo com PSDB em BH tem que sair

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante viagem ontem a Minas, intercedeu em favor da aliança eleitoral que o PT e o PSDB pretendem fazer na capital mineira. Na frente do governador Aécio Neves (PSDB) e do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), Lula deu três telefonemas e disse aos seus interlocutores que a aliança tem que sair.
Das três ligações, a Folha apurou que uma foi para o presidente nacional do PT, o deputado federal Ricardo Berzoini. A outra foi para Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência e membro da Executiva Nacional do PT.
Anteontem, a Executiva Nacional do PT voltou a se manifestar, por 13 votos a 2, contra a aliança articulada por Pimentel e Aécio. A decisão final agora será do Diretório Nacional da sigla, que tem 84 membros para decidir sobre a aliança.
Lula disse aos seus interlocutores que o jogo está jogado em Minas e que não há mais o que fazer. Disse que o prefeito petista e o governador tucano fizeram o que tinha que ser feito e não há mais como mudar. Segundo a reportagem apurou, nas ligações, Lula demonstrou firmeza na sua posição e insatisfação com a decisão de anteontem da direção petista.
O presidente foi a Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte), para inaugurar uma locomotiva de grande porte, a primeira produzida no país. E lá estava também, mas fora da mesa da solenidade na fábrica da General Electric, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas, Márcio Lacerda (PSB), o nome escolhido por Aécio e Pimentel para ser o candidato a prefeito da dobradinha PT-PSDB.
Ao fim do evento, Lacerda foi até ao encontro do presidente chamado por Lula. Eles conversaram rapidamente, ao lado de Aécio e Pimentel. Lacerda disse apenas que "a conversa foi muito positiva". De hoje até sexta Lacerda deixará a pasta que ocupa no governo de Minas para concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte.
No início da noite de ontem, Pimentel evitou comentar a conversa com Lula. Mas deixou claro que ele está agindo a favor da aliança. "Além da fala pública, algumas ações ele deve estar fazendo", disse.


Texto Anterior: Dilma diz que não mentiu ao depor no Senado
Próximo Texto: Base aliada tenta votar hoje nova CPMF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.