São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2006

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ELEIÇÕES 2006 / PRESIDÊNCIA

Publicitário de Lula negocia pacote de R$ 8 mi com o PT

Partido avalia que exposição "natural" do presidente na mídia vai baratear campanha

PT estima gastar no mínimo R$ 20 mi, e o PSDB, cerca de R$ 35 mi; partidos devem apresentar estimativas de custos até o dia 5 de julho


KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PT negocia com o jornalista João Santana um pacote de R$ 8 milhões para a criação e estratégia do programa de TV do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo dirigentes do PT, o partido deve gastar no mínimo R$ 20 milhões com Lula. Já o PSDB optou pelo jornalista Luiz González como coordenador de comunicação da campanha de Geraldo Alckmin, trabalho pelo qual ele deverá receber cerca de R$ 1,5 milhão, valor estimado pelo mercado de marketing de campanha para uma contratação avulsa. No total, tucanos estimam que a campanha vá custar aproximadamente R$ 35 milhões. Os partidos devem apresentar até o dia 5 de julho a estimativa de gastos de campanha após a crise do mensalão, que expôs o caixa dois do PT e gerou a maior crise política do governo Lula. No decorrer da disputa, porém, as legendas podem solicitar suplementações. Esses valores podem variar -o petista pode subir, e o tucano, cair. O PT, por exemplo, negocia um pacote de pesquisas com o instituto Vox Populi, que abrangeria a campanha de Lula e a de candidatos a governador. González decidiu que suas duas empresas, a Lua Branca (marketing) e a GW (produção de TV), não participarão da campanha de Alckmin. Ele está de saída da primeira e não tem função executiva na segunda. O PSDB deverá fechar um pacote com cerca de 20 empresas. Para receber sua remuneração, González está criando a empresa "Campanhas 2006", que cuidará exclusivamente de Alckmin e da candidatura de José Serra em São Paulo. As áreas de comunicação das principais campanhas devem ter pelo menos 11 itens: TV, rádio, pesquisa, assessoria de imprensa, música, impressos, fotografia, satélite para enviar programas de São Paulo para Brasília, clipping, telemarketing e uma espécie de serviço de inteligência, que recolheria informações negativas sobre o adversário e positivas sobre seu candidato. A cúpula da campanha de Alckmin estima que precisará gastar mais do que Lula porque o tucano não conta com a estrutura oficial e a exposição de mídia natural de um presidente.

Efeito caixa dois
Dirigentes petistas e tucanos afirmam que as campanhas de 2006 terão de ser "mais rigorosas" do que as anteriores -eufemismo para dizer que será mais difícil bancar gastos via caixa dois serão mais difíceis. No PT, avalia-se que a exposição natural na mídia do cargo de presidente ajudará o partido a ter campanha mais barata do que há quatro anos. Oficialmente, Lula declarou ao TSE ter arrecadado R$ 21 milhões em 2002 -sendo R$ 7 milhões oficiais para o marqueteiro Duda Mendonça. O PT nega que a campanha de Lula tenha recebido recursos com essa origem. Duda disse à CPI dos Bingos que recebeu R$ 10,5 milhões do valerioduto como pagamento por serviços de 2002, mas ressalvou que não seriam para a campanha de Lula, mas de candidatos a governador.


Colaborou MALU DELGADO ,
da Reportagem Local


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