São Paulo, quinta-feira, 28 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELAÇÕES CORDIAIS

Aécio recebe "afagos" do presidente e vaia dos petistas

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Em evento do governo federal para assinatura dos convênios para obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ontem em Belo Horizonte, o governador Aécio Neves (PSDB) foi vaiado por parte da militância petista ligada aos movimentos sociais presentes ao Palácio das Artes. Nem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva inibiu as repetidas manifestações dos petistas, sempre que o nome de Aécio era citado e quando foi chamado para discursar.
Mesmo assim, Lula, o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), e Aécio voltaram a trocar elogios mútuos e a dizer que petistas e tucanos podem se relacionar bem. Embora contumaz nos elogios a Aécio, o prefeito Pimentel criticou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), mesmo sem citá-lo nominalmente.
Ao dizer que a área econômica do governo Lula reconheceu o esforço fiscal da gestão de Aécio em Minas e elevou a capacidade de endividamento do Estado, Pimentel afirmou que nunca os ministros da Fazenda dos governos anterior deram tratamento igual, "inclusive aquele que foi ministro e depois presidente", se referindo a Fernando Henrique, que foi ministro da Fazenda do governo Itamar Franco.
Ao discursar, Aécio disse que vivia naquele instante um "entendimento republicano", apesar de ser de oposição. "É natural que hajam críticas, contestações e cobranças. Mas são todos homens de bem, independentemente de coloração partidária", disse. Ele agradeceu a Lula pela ajuda que tem dado a Minas. "Eu cobrei com dureza e hoje agradeço e reconheço", afirmou.
Lula voltou a falar dos métodos e ações suprapartidárias do seu governo e disse que não será maltratando os opositores e adversários que irá arrumar o país.


Texto Anterior: Relatório da Guerrilha do Araguaia será inconclusivo
Próximo Texto: Buenos Aires: Corrupção sob FHC era menor, diz argentino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.