UOL

São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Aumento se deve à subnotificação anterior, diz Funai

DO PAINEL
DA AGÊNCIA FOLHA

Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), o aumento no número de assassinatos de índios neste ano pode ser apenas reflexo de uma melhora na coleta de dados.
A fundação aponta para o pequeno número de mortes registradas nos anos de 1999 e 2000 -uma e três, respectivamente- para justificar a possibilidade de ter havido subnotificação no passado.
Das 16 mortes apuradas pela Funai, apenas 3 foram resultantes de conflitos internos ou entre tribos inimigas.
As demais foram resultado de embates com não-índios. A Funai só não esclarece quantos desses "embates" foram provocados por conflitos agrários.
A fundação reconhece que, além dos conflitos relativos a posse de terra, as comunidades indígenas estão envolvidas em problemas de tráfico de drogas em áreas próximas à fronteira com a Bolívia.
A Funai informa ainda que pretende fazer um acompanhamento mais próximo de populações indígenas que correm maior risco de entrar em conflito com os brancos -as comunidades de fronteira e as que vivem em regiões muito habitadas. (FS E TGO)


Texto Anterior: Questão indígena: Assassinatos de índios já são duas vezes o total de 2002
Próximo Texto: Publicidade oficial: Desafetos no PT disputam propaganda
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.