São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Em MG, há desocupação

MST anuncia invasões de 2 fazendas em Goiás

DA AGÊNCIA FOLHA

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) anunciou ontem a invasão de mais duas propriedades em Goiás, nos municípios de Chapadão do Céu (483 km de Goiânia) e de Estrela do Norte (382 km da capital do Estado).
As duas ações teriam acontecido anteontem, mas o Comando da Polícia Militar confirmou apenas a invasão da fazenda Alto Formoso, em Chapadão do Céu.
Enquanto o movimento afirma que 400 famílias estão na propriedade, os números da PM variam entre 50 famílias e 80 pessoas.
De acordo com o coordenador do MST em Goiás, Valdir Misnerovic, a fazenda seria patrimônio do Estado.
Em relação à fazenda Pau-a-pique, em Estrela do Norte, Misnerovic disse que são 600 hectares de terras devolutas invadidos por 140 famílias. Até o fechamento desta edição, a PM não havia recebido informações sobre a invasão.
"Soubemos da invasão em Chapadão do Norte, mas não há nenhuma ação de reintegração prevista ainda. Hoje, no Estado, só há uma decisão de desocupação a ser cumprida que é a da fazenda Florzeira, em Campestre (49 km de Goiânia)", afirmou o coordenador de planejamento da PM, major Magno Antônio Mariani.
O superintendente substituto do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Antônio Pereira de Almeida, não tinha dados sobre nenhuma das duas invasões de anteontem.
Os sem-terra que invadiram a fazenda Florzeira, em Campestre, no último dia 20, não entraram em acordo ontem com a Polícia Militar e o Incra para deixar a área pacificamente. O proprietário obteve uma liminar de reintegração de posse na Justiça. O movimento afirma que 2.100 famílias estão na propriedade. Segundo a PM, são cerca de 1.800 pessoas.

Reintegração e protesto
A Polícia Militar de Minas Gerais realizou ontem a reintegração de posse da fazenda Dalel Aparecida, em Buritis (722 km de Belo Horizonte). A propriedade foi invadida no último mês de abril por dissidentes do MST.
Não houve incidentes durante a desocupação. Na última sexta-feira, durante as negociações para a retirada dos invasores, os sem-terra retiveram uma camionete do Incra na propriedade. O veículo acabou sendo liberado durante o final de semana.
Apesar de a invasão ter sido executada por integrantes do MST, a direção do movimento no Distrito Federal e entorno -Buritis é mais próxima de Brasília do que de BH- informou que os responsáveis foram depois afastados por "desvio de conduta".
No Piauí, manifestações em frente a prédios públicos em Teresina marcaram ontem o Grito da Terra no Estado. O ato, promovido pela Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), contou com cerca de 2.000 trabalhadores rurais, segundo a organização. A PM não forneceu uma estimativa do público.


Texto Anterior: Diplomacia: Novo embaixador dos EUA chega hoje a Brasília
Próximo Texto: Elio Gaspari: Meirelles precisa sair do Banco Central
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.