São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004/PESQUISA

Em comparação com a pesquisa anterior, tucano perdeu 6 pontos e petista ganhou 7

Ibope mostra Serra, Marta e Maluf empatados em 1º

DA REPORTAGEM LOCAL

José Serra (PSDB), Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PP) aparecem tecnicamente empatados em primeiro lugar na disputa pela Prefeitura de São Paulo, de acordo com a pesquisa realizada pelo Ibope sob encomenda da Rede Globo e divulgada ontem à noite.
Eles têm, respectivamente, 24%, 23% e 18% das intenções de voto. O resultado é considerado empate técnico porque a margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Serra foi o candidato que teve o pior desempenho, em comparação com a pesquisa Ibope/Rede Globo anterior, divulgada há exatamente um mês. Marta foi quem mais cresceu.
O candidato tucano perdeu seis pontos percentuais e deixou de ocupar a liderança isolada. No levantamento passado, Serra aparecia sozinho em primeiro lugar, com 30% das intenções de voto.
A prefeita Marta Suplicy ganhou sete pontos percentuais. Na pesquisa do mês passado, ela tinha 16% e estava tecnicamente empatada em segundo lugar com Paulo Maluf.
O ex-prefeito oscilou negativamente três pontos. Ele tinha 21% e agora aparece com 18%.
O número de entrevistados e a margem de erro das duas pesquisas são diferentes. Na divulgada ontem, foram ouvidas 602 pessoas na cidade de São Paulo e a margem de erro foi de quatro pontos. Na anterior, foram 1.001 os entrevistados e a margem de erro foi de 3,1 pontos.
Distante dos primeiros colocados, a candidata Luiza Erundina (PSB), ex-prefeita de São Paulo, continuou com os 9% que havia obtido na pesquisa passada.
Atrás dela, aparecem Francisco Rossi (PHS) e Paulinho (PDT). Eles se mantiveram estáveis, com respectivamente 2% e 1%.
O candidato Ciro Moura (PTC), que não havia pontuado, aparece agora com 1%. Os demais candidatos não conseguiram pontuar.
Declararam que vão anular o voto ou votar em branco 11% dos entrevistados. Outros 11% não sabem ou não opinaram.
Tanto Marta como Serra receberam o resultado da pesquisa dizendo que ela é apenas um "retrato do momento".
"Como eu sempre insisti, pesquisa é um retrato do momento, que mostra a volatilidade da campanha", afirmou o tucano. "Isso não me preocupa porque ainda estamos em vantagem."
A prefeita afirmou que o resultado é "estimulante". "Mas esses números são uma fotografia do momento, não mais do que isso."

Pesquisa Ibope/PT
Os resultados da pesquisa divulgada ontem são semelhantes ao levantamento feito pelo Ibope sob encomenda do PT entre os dias 15 e 17 de junho. Nele, Serra (22%), Marta (21%) e Maluf (18%) também apareciam tecnicamente empatados em primeiro lugar. Foram ouvidas 1.204 pessoas e a margem de erro foi de 2,8 pontos percentuais.
A discrepância entre os números do levantamento Ibope/PT e os da pesquisa Ibope/Rede Globo divulgada poucos dias depois (28 de junho) levou o instituto a se pronunciar publicamente explicando que os dois momentos, apesar de próximos, eram bastante distintos. Serra tinha 22% na primeira sondagem e apareceu com 30% na segunda. Marta tinha 21% e passou para 16%.
Segundo a Globo, o Ibope afirmou que a pesquisa de ontem "não sofreu impacto de nenhum fato político relevante". Ela está registrada na 1ª zona eleitoral de São Paulo com o número 001500104-SPPE.
Na última pesquisa Datafolha, divulgada em 27 de junho, Serra aparecia isolado na liderança, com 30%, seguido de Maluf (24%) e Marta (20%), empatados tecnicamente em segundo lugar. Foram ouvidas 1.083 pessoas, com margem de erro de três pontos percentuais.


Texto Anterior: Outro lado: Fazendeiro nega acusação, passa mal e é internado
Próximo Texto: Duplas dinâmicas: SP tem dia de cabos eleitorais VIPs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.