São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protesto de servidores vira ato anticorrupção

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Um ato de protesto dos servidores do INSS, em campanha salarial, ganhou adesão e virou uma manifestação de 2.000 pessoas contra a corrupção, ontem, em Porto Alegre, em meio à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Rio Grande do Sul.
Lula esteve ontem em Bagé. Passaria a noite em Porto Alegre para ir hoje a Canoas (região metropolitana de Porto Alegre) e Osório (litoral norte do Estado).
Os servidores da Previdência estão em greve desde o dia 2 de junho. O protesto foi organizado por eles, pelo PSTU e pelo PSOL.
O grupo caminhou pela rua dos Andradas (conhecida como "Rua da Praia", a mais importante do centro da capital gaúcha). A caminhada se iniciou com cerca de 200 pessoas, passando a 2.000, de acordo com os organizadores e com a Brigada Militar.
A principal parte da manifestação ocorreu na ""Esquina Democrática" (rua dos Andradas com avenida Borges de Medeiros). Uma das principais lideranças do ato foi a deputada Luciana Genro (PSOL-RS), expulsa do PT e filha do presidente da sigla, Tarso Genro. "Não temos nenhuma confiança nos dois blocos da CPI. Nem no governo e no PP; nem no PSDB e no PFL", disse.
Questionada sobre a atuação de seu pai na presidência do partido -ele assumiu o lugar de José Genoino, que renunciou-, Luciana disse: "O problema do PT não é só ético e moral. Se fosse, talvez ele até pudesse resolver. O problema são as políticas desenvolvidas pelo comando nacional do PT, que levaram a essa situação". Complementou: "São o abandono das bandeiras históricas, as alianças espúrias com os partidos representantes das oligarquias mais podres do país".
De acordo com o sindicato dos previdenciários, o protesto teve como motivação a situação salarial da categoria. O objetivo, porém, foi ampliado em razão da adesão do público.
Foram repetidos refrões que têm sido utilizados pelos grevistas, como por exemplo "Ô, Lula, que traição, tirou do povo para pagar o "mensalão"".


Texto Anterior: Alguém terá de se desculpar com inocentes, afirma Lula
Próximo Texto: Janio de Freitas: Questão de ordem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.