São Paulo, sábado, 28 de julho de 2007

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Serra amplia propaganda com verbas do Poupatempo

Estado transfere R$ 20 milhões para orçamento da Secretaria de Comunicação

O remanejamento servirá para cobrir a renovação dos contratos com agências Lua Branca e DPZ, responsáveis pela publicidade do governo


CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Sob o slogan "trabalhando por você", o governo José Serra (PSDB) vai intensificar investimentos em propaganda a partir de agora. Segundo o secretário de Comunicação de São Paulo, Hubert Alquéres, a política de publicidade institucional "vai deslanchar" neste segundo semestre do ano, com exibição de campanhas que ele define como de utilidade pública.
Para garantir maior presença em rádio e TV, o governo estadual reforçou em R$ 49,7 milhões o orçamento da Secretaria de Comunicação -desses, R$ 20 milhões saídos de dotação prevista para a manutenção e operação do Poupatempo, programa que reúne em um mesmo lugar diferentes serviços oferecidos pelo Estado.
Segundo Alquéres, a transferência de recursos, estabelecida num decreto publicado em 13 de junho, nasceu da necessidade de divulgação de serviços oferecidos pelo Estado via internet. Como os sites e o Acessa São Paulo ficam a cargo da Secretaria de Gestão, também responsável pelo Poupatempo, o dinheiro saiu de lá. Ele afirma ainda que tanto a Comunicação como a Gestão eram antes subordinadas à Casa Civil e tinham orçamento comum.
Segundo levantamento feito pela liderança do PT no Sigeo (Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária), o orçamento originalmente previsto para ações de comunicação em 2007 era de R$ 51,6 milhões.

Poupatempo
"O remanejamento efetuado, da Secretaria de Gestão para a Comunicação, em nada vai prejudicar a operação ou ampliação do Poupatempo e tem o objetivo de reforçar a informação ao público, com divulgação de serviços como o Acessa São Paulo, também da Prodesp, do próprio Poupatempo, de inúmeros serviços eletrônicos do governo. O governo trabalha para que mais paulistas usem seus serviços de governo eletrônico. Isso vai trazer economia de tempo e de recursos para as pessoas", disse Alquéres, segundo quem "na montagem do orçamento, os recursos para o Poupatempo foram dimensionados com uma certa folga".
O remanejamento de R$ 49,7 milhões, diz, servirá para cobrir a renovação dos contratos com as duas agências de publicidade encarregadas da comunicação institucional do governo: a Lua Branca e a DPZ Propaganda. Renovados em 29 de junho por 12 meses, os dois contratos somam R$ 60 milhões.
Segundo informação enviada pelo governo à Folha em fevereiro, o valor do contrato com a Lua Branca para o período de julho de 2006 a junho de 2007 era de R$ 16.487.850,00. No dia 21 de junho, o contrato sofreu um acréscimo, chegando a R$ 25 milhões: R$ 4,5 milhões referentes a gastos do ano passado, e R$ 20,5 milhões deste ano. No dia 29 de junho, o contrato com a Lua Branca foi prorrogado por mais 12 meses por R$ 31,2 milhões.
Ainda de acordo com os dados enviados à Folha, o contrato com a DPZ para o período de julho de 2006 a junho de 2007 foi de R$ 13.111.862,00. No dia 29, foi prorrogado por mais 12 meses a R$ 28,8 milhões. Em nota enviada à Folha, Alquéres afirma que o governo manteve o mesmo valor praticado em 2005, quando os contratos foram assinados. Os gastos, explica, só foram menores em 2006, sendo de cerca de R$ 37 milhões por 12 meses, por conta das restrições impostas pela legislação eleitoral.
Desde domingo, a comediante Cláudia Rodrigues é protagonista de uma campanha do governo estadual. "Marinete" do programa "A diarista", da TV Globo, a atriz apresenta o novo salário mínimo regional, a partir de R$ 410 mensais. Como um Estado diferenciado, diz ela, São Paulo tem um salário mínimo diferenciado.
A campanha, de R$ 2,5 milhões, será veiculada por 10 dias. No mês que vem serão levadas ao campanhas sobre o recapeamento da marginal Tietê e volta às aulas. Haverá ainda propaganda sobre mutirões de saúde e assistência ambulatorial no Estado. Mês passado, o governo listou numa mesma peça publicitária três ações, entre elas a inauguração de uma estação do metrô. "Como não havia verbas, foi um pot-pourri", disse Alquéres.
Para essa ofensiva da política de comunicação, o governo discutiu até se era apropriado ou não o uso do gerúndio em "trabalhando por você". A conclusão foi de que, em início de governo, vale. Até junho, o governo tinha realizado, segundo Alquéres, campanhas sobre dengue, febre aftosa e vacinação de idosos contra a gripe.


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