São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Datafolha barra influências em suas pesquisas

DA REDAÇÃO

Os procedimentos adotados pelo Datafolha impedem interferências nos levantamentos realizados pelo instituto.
A metodologia aplicada pelos pesquisadores e as orientações dadas a eles quando vão a campo são capazes de barrar possíveis influências nas pesquisas, de acordo com o instituto.
Os pontos de fluxo onde são aplicados os questionários mudam de um levantamento para o outro e só são registrados no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) após a realização de cada pesquisa.
Caso existam movimentações estranhas em determinados ponto de fluxo, o pesquisador as informa por telefone e também nos instrumentos de campo. Conforme o instituto, quando isso ocorre, eles mudam de ponto e refazem as entrevistas.
O Datafolha informou que até o momento não foram detectadas perturbações no campo de nenhuma pesquisa feita pelo instituto na atual temporada.
Em levantamentos anteriores, a perturbação mais registrada, ainda que em quantidade reduzida, é a do militante partidário que pede para ser entrevistado. A oferta é descartada pelo aplicador do questionário. A metodologia usada pelo Datafolha proíbe que o eleitor que se ofereça seja entrevistado.
Existe também a realização de propaganda na vizinhança do ponto de fluxo. No entanto, há barreiras nos procedimentos de segurança que impedem essas tentativas.


Texto Anterior: PT irá à Justiça contra uso da máquina por Kassab
Próximo Texto: Eleições 2008 / Lei em questão: Preocupação é com ação que prejudique cidade, diz Kassab
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.