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RUMO A 2004
Partido promove seminário em MG para tentar evitar fracasso em eleições
PT reúne prefeituras para ensinar marketing eleitoral
PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE
O PT dá hoje a largada para as
eleições municipais de 2004 com a
realização de um seminário de comunicação e marketing no qual
estarão algumas das principais figuras da gestão Lula, como o publicitário Duda Mendonça e os
ministros Antonio Palocci Filho
(Fazenda), José Dirceu (Casa Civil) e Luiz Gushiken (Comunicação de Governo).
Organização, unificação e eficiência da comunicação são requisitos fundamentais, na visão
petista, para que o partido rompa
com um histórico de fraco desempenho na manutenção das suas
administrações municipais.
Segundo Romênio Pereira, vice-presidente nacional do PT e um
dos coordenadores da campanha
petista de 2004 -a primeira após
a chegada do PT ao Planalto-, o
partido nunca conseguiu superar
a marca de 50% de repetição de
uma gestão petista municipal.
Na eleição de 1992, entre todas
as cidades que o PT já administrava, o partido conseguiu manter
apenas 26% das administrações.
Quatro anos depois, o índice saltou para 36%. Em 2000, para 49%.
O PT acha muito pouco. "Uma
das grandes falhas é a comunicação, com a população e internamente", disse Pereira.
Por isso, o PT está investindo no
seminário, cuja abertura será hoje, com um coquetel num hotel de
Belo Horizonte, com palestras de
Dirceu, Palocci e Gushiken.
Dirceu falará sobre a campanha
municipal que se aproxima. Palocci vai na condição de ex-prefeito e seu tema será "A história de
Palocci como prefeito de Ribeirão
Preto". A troca de experiências é
um dos objetivos do encontro.
Também lá estará o publicitário
Duda Mendonça, marqueteiro do
PT desde 2001, que, mais do que
fazer cinco palestras, é um dos organizadores do seminário.
O secretário nacional de Comunicação do PT, Ozeas Duarte, disse que desde 1998 é realizado um
trabalho de "profissionalização
da comunicação do PT". Segundo
ele, esse trabalho ganhou o reforço de Duda, especialmente porque, pela primeira vez, o partido
continua trabalhando com o marqueteiro da campanha anterior
-no caso, a presidencial.
Para eleger o maior número
possível de prefeitos, o PT vai levar também para o seminário o
psiquiatra Roberto Shinyashiki,
guru da auto-ajuda. Ele falará sobre "O poder da solução".
Ibope e Vox Populi também lá
estarão, falando sobre pesquisas
eleitorais.
O público petista, estimado entre 350 e 450 pessoas, será formado por representantes dos diretórios estaduais e municipais das cidades acima de 200 mil eleitores,
prefeitos e secretários de Comunicação das prefeituras com mais
de 50 mil eleitores. O evento termina no sábado.
Nessa linha de melhorar e tornar mais eficiente a comunicação
no PT, o Diretório Nacional também quer colocar computadores
nos cerca de 4.000 diretórios municipais para que haja mais interação.
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