UOL

São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO A 2004

Partido promove seminário em MG para tentar evitar fracasso em eleições

PT reúne prefeituras para ensinar marketing eleitoral

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O PT dá hoje a largada para as eleições municipais de 2004 com a realização de um seminário de comunicação e marketing no qual estarão algumas das principais figuras da gestão Lula, como o publicitário Duda Mendonça e os ministros Antonio Palocci Filho (Fazenda), José Dirceu (Casa Civil) e Luiz Gushiken (Comunicação de Governo).
Organização, unificação e eficiência da comunicação são requisitos fundamentais, na visão petista, para que o partido rompa com um histórico de fraco desempenho na manutenção das suas administrações municipais.
Segundo Romênio Pereira, vice-presidente nacional do PT e um dos coordenadores da campanha petista de 2004 -a primeira após a chegada do PT ao Planalto-, o partido nunca conseguiu superar a marca de 50% de repetição de uma gestão petista municipal.
Na eleição de 1992, entre todas as cidades que o PT já administrava, o partido conseguiu manter apenas 26% das administrações. Quatro anos depois, o índice saltou para 36%. Em 2000, para 49%. O PT acha muito pouco. "Uma das grandes falhas é a comunicação, com a população e internamente", disse Pereira.
Por isso, o PT está investindo no seminário, cuja abertura será hoje, com um coquetel num hotel de Belo Horizonte, com palestras de Dirceu, Palocci e Gushiken.
Dirceu falará sobre a campanha municipal que se aproxima. Palocci vai na condição de ex-prefeito e seu tema será "A história de Palocci como prefeito de Ribeirão Preto". A troca de experiências é um dos objetivos do encontro.
Também lá estará o publicitário Duda Mendonça, marqueteiro do PT desde 2001, que, mais do que fazer cinco palestras, é um dos organizadores do seminário.
O secretário nacional de Comunicação do PT, Ozeas Duarte, disse que desde 1998 é realizado um trabalho de "profissionalização da comunicação do PT". Segundo ele, esse trabalho ganhou o reforço de Duda, especialmente porque, pela primeira vez, o partido continua trabalhando com o marqueteiro da campanha anterior -no caso, a presidencial.
Para eleger o maior número possível de prefeitos, o PT vai levar também para o seminário o psiquiatra Roberto Shinyashiki, guru da auto-ajuda. Ele falará sobre "O poder da solução".
Ibope e Vox Populi também lá estarão, falando sobre pesquisas eleitorais.
O público petista, estimado entre 350 e 450 pessoas, será formado por representantes dos diretórios estaduais e municipais das cidades acima de 200 mil eleitores, prefeitos e secretários de Comunicação das prefeituras com mais de 50 mil eleitores. O evento termina no sábado.
Nessa linha de melhorar e tornar mais eficiente a comunicação no PT, o Diretório Nacional também quer colocar computadores nos cerca de 4.000 diretórios municipais para que haja mais interação.


Texto Anterior: Outro lado: Engenheiro diz que usou laranjas por "desespero"
Próximo Texto: Panorâmica - Distrito Federal: Justiça condena Roriz a devolver R$ 220 mil
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.