São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Próximo Texto | Índice

Painel

Renata Lo Prete - painel@uol.com.br

PTermômetro

Projeções do PT-SP sobre sua chapa de deputados federais dão como praticamente certa a eleição de Antonio Palocci, Ricardo Berzoini, Arlindo Chinaglia, José Eduardo Cardoso, Jilmar Tatto, Telma de Souza e Vicentinho, além do coligado Aldo Rebelo (PC do B).
Num segundo bloco, de candidatos considerados fortes, aparecem João Paulo Cunha, Devanir Ribeiro, Cândido Vacarezza e Jane Pietá. Num terceiro, de chances razoáveis, estão Soninha, Oswaldo Dias, Luciano Zica, Carlos Zaratini, Paulo Teixeira, Ítalo Cardoso e Jamil Murad, este do PC do B.
Mais difícil é a situação de Professor Luizinho, Luiz Eduardo Greenhalgh, Roberto Gouveia e Renato Simões. Casos críticos: Angela Guadagnin, José Mentor, Durval Orlato e Mariângela Duarte.

Hemorragia 1. O indiciamento de Humberto Costa (PT) na Operação Vampiro já tomou conta da propaganda eleitoral de Mendonça Filho (PFL), adversário do ex-ministro da Saúde na disputa pelo governo de Pernambuco.

Hemorragia 2. O deputado Armando Monteiro Neto, cujo partido (PTB) tem o vice na chapa de Humberto Costa, participou em Belo Jardim de comício da campanha de Eduardo Campos (PSB).

Hemorragia 3. Monteiro Neto, presidente licenciado da CNI, apóia Costa, mas uma parte do PTB de Pernambuco está com o neto de Arraes.

Teia. Um braço da investigação sobre desvio de dinheiro público em Rondônia coletou indícios de pagamentos feitos por parlamentares a representantes da imprensa local.

Deixa pra lá. Ao chegar a Rondônia para fazer campanha, Geraldo Alckmin recebeu um telefonema de Ivo Cassol (PPS). O governador, enrolado no escândalo de corrupção, sugeriu marcar um encontro. "Não precisa, Ivo", respondeu polidamente o presidenciável tucano.

Planejamento. Alckmin já decidiu o que quer fazer da vida se perder a eleição: ser presidente do PSDB. Resta saber o que Serra, Aécio ou mesmo FHC ganhariam com isso.

Já vi... Depois de ser adulado por artistas no Rio, Lula encontra hoje em SP intelectuais como Ariano Suassuna, Cândido Mendes, Luciano Coutinho e Marilena Chauí.

...esse filme. Alguns dos participantes do evento falam em dar "apoio crítico" à reeleição, cobrando "democracia interna no PT" e "mudanças na política econômica".

Cercado. Renan Calheiros (PMDB) corre o risco de ver dois adversários eleitos em sua base, Alagoas. Além de João Lyra (PTB), líder isolado da disputa estadual, há José Thomaz Nonô (PFL) e Fernando Collor (PRTB), que terão chances para o Senado se for mantida a impugnação de Ronaldo Lessa (PSB).

Oh, azar. Não bastassem a intenção de voto em um dígito e a rejeição recorde na corrida pelo governo do Amazonas, Arthur Virgílio (PSDB) teve outra má notícia: foi multado em R$ 21 mil pelo TRE-AL por campanha indevida para o correligionário Téo Vilela.

Modelo. Cheio de problemas em seu partido, o presidente do PSDB ao menos tem um admirador no PT. O site da campanha de Wellington Dias destaca entrevista com o diretor do Instituto de Doenças Tropicais do Estado, Natan Portela, dizendo que o governador faz no Piauí "o que Tasso fez no Ceará".

Em baixa. Luizianne Lins não entra no programa de Cid Gomes (PSB). Fortaleza, administrada pela petista, é a região do Ceará em que o tucano Lúcio Alcântara lidera.

Pirata. A PF apreendeu um carregamento de CDs com músicas contra o candidato ao governo de Sergipe Marcelo Déda (PT). Detido, o distribuidor culpou o secretário estadual de Articulação com os Municípios, Valdione Sá.

Tiroteio

Depois de se solidarizar com Delúbio, Dirceu e Palocci, é claro que Lula faria o mesmo com Humberto Costa, mais um grande companheiro investigado pela polícia.


Do deputado CARLOS SAMPAIO (PSDB-SP), sub-relator da CPI dos Sanguessugas, sobre o telefonema dado pelo presidente a seu ex-ministro da Saúde, indiciado na Operação Vampiro.

Contraponto

Bola fora

Fernando Gabeira (PV-RJ) e Chico Alencar (PSOL-RJ) faziam graça com Aldo Rebelo (PC do B-SP) a propósito da propaganda de Carlos Nader (PL-RJ) em que o presidente da Câmara faz elogios ao deputado sanguessuga.
-Já pedi para ele não usar mais!-, lamentou Aldo.
-É, mas seu discurso de que Nader é "uma grata revelação da nova geração de deputados" continua no ar-, respondeu Alencar, secundado por Gabeira:
-Você fracassou como descobridor de talentos.
-Se o Dunga se inspirar em você para renovar a seleção, adeus Copa de 2010-, arrematou Alencar.


Próximo Texto: PT propõe recadastramento de concessões de rádio e TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.