São Paulo, terça-feira, 28 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SENADO

Oposição pressiona por voto aberto no processo de Renan

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apesar do entendimento contrário da Mesa Diretora do Senado, a oposição pressiona para que seja aberta a votação do provável pedido de cassação contra o presidente da Casa, Renan Calheiros, no Conselho de Ética.
Para evitar acusações de manobra política, o presidente do conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), pretende deixar a decisão para os integrantes do órgão.
A Constituição diz que os pedidos de perda de mandato serão submetidos a voto secreto no plenário do Senado, mas o regimento da Casa é omisso sobre o procedimento no conselho. A única cassação de mandato de senador, a de Luiz Estêvão (PMDB-DF) em 2000, foi secreta no conselho.
O argumento da Mesa é que os votos no conselho seriam secretos por analogia, já que é adotado no plenário. "Esse é um caso rumoroso e toda a opinião pública está observando. Em nome da credibilidade do Congresso, que está em jogo, impõe-se o voto aberto", afirmou o líder do DEM, senador José Agripino (RN). Integrante do conselho, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que defenderá voto aberto na bancada do PT. (FERNANDA KRAKOVICS e SILVIO NAVARRO)


Texto Anterior: Repercussão: Tortura Nunca Mais elogia livro com ressalvas
Próximo Texto: Roraima: PF vai expulsar agricultores de reserva indígena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.