São Paulo, terça-feira, 28 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RORAIMA

PF vai expulsar agricultores de reserva indígena

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Polícia Federal vai retirar em setembro a população não-índia que vive na terra Raposa/Serra do Sol, em Roraima. Terminou em abril de 2006 o prazo para a saída dessas pessoas na portaria que demarcou a reserva.
Os remanescentes são arrozeiros -só cinco grandes produtores, segundo a PF- e indígenas ligados à Sociedade dos Índios Unidos do Norte de Roraima.
A missão policial, batizada de Operação Upatakon 3 (que significa nossa terra) e que será feita com a Funai e o Ibama, segue determinação do presidente Lula, que há dois meses cobrou solução definitiva para a região.
Em 2005, Lula assinou decreto pelo qual a reserva terá uma área contínua de 1,7 milhão de hectares em Roraima para povos indígenas. Na região, vivem 15 mil índios das etnias macuxi, taurepangue, ingaricó, uapixana e patamona.
Índios ligados à sociedade estão em permanente conflito com os 2.500 integrantes do Conselho Indigenista de Roraima, que mostram disposição de partir para o confronto. "O grupo que lá permanece não pretende negociar, mas promover o conflito", diz o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto.


Texto Anterior: Senado: Oposição pressiona por voto aberto no processo de Renan
Próximo Texto: Campo minado: Juiz interdita 99 assentamentos do Incra no Pará
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.