São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / FORTALEZA

Luizianne abre 25 pontos de vantagem sobre Moroni

Com 47%, candidata do PT tem chances de ser reeleita já no primeiro turno

Petista manteve tendência de crescimento registrada em pesquisas anteriores; a soma dos percentuais de seus adversários é de 43%

FELIPE BÄCHTOLD
DA AGÊNCIA FOLHA

A uma semana das eleições, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), abriu 25 pontos de vantagem para o segundo colocado na última pesquisa Datafolha e tem chances de ser reeleita já no primeiro turno.
Luizianne aparece com 47% das intenções de voto, contra 22% do segundo colocado, Moroni Torgan (DEM). Patrícia Saboya (PDT) está em terceiro, com 16%. A soma dos adversários da prefeita é de 43%.
Em relação ao penúltimo levantamento, feito há três semanas, Luizianne oscilou positivamente três pontos.
Moroni permanece com o mesmo índice da pesquisa anterior, enquanto Patrícia oscilou negativamente três pontos percentuais.
O Datafolha ouviu 1.040 eleitores da capital do Ceará nos dias 25 e 26 de setembro. A pesquisa foi encomendada pelo jornal "O Povo".
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Renato Roseno (PSOL) teve 3% das intenções de voto, contra 2% do levantamento anterior, e Pastor Neto (PSC), que tinha 1%, está agora com 2%. Os outros candidatos não pontuaram.
Pelas simulações de segundo turno, a candidata do PT também seria vitoriosa. Ela supera Moroni por 57% a 36% e, contra Patrícia, vence por 56% a 36%. No cenário de um segundo turno entre Patrícia e Moroni, a candidata do PDT ganha por 46% a 40%.
A pesquisa também questionou os eleitores de Fortaleza sobre em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum. Moroni é o candidato mais rejeitado pelos eleitores, segundo a pesquisa. Pelo Datafolha, 34% dos eleitores disseram que não votariam nele.
Para o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, a candidata do PT manteve o crescimento registrado nos levantamentos anteriores e existe a tendência de definição da disputa já no primeiro turno, no dia 5 de outubro. "Mas não é possível afirmar isso ainda porque ela está no limite da margem de erro, se fizer a conta dos votos válidos."
Há dois meses, antes do início da propaganda eleitoral gratuita, Luizianne e Moroni estavam empatados no Datafolha com 30 pontos cada um. Com uma coligação formada por 12 partidos, a petista tem quase o dobro do tempo diário de rádio e TV do principal adversário.
A prefeita vem reforçando na campanha a parceria com o governo federal.
A pesquisa do Datafolha foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob o número 106066/2008.


Texto Anterior: PMDB volta a crescer sob o governo Lula
Próximo Texto: Eleições 2008 / Rumo a 2010: Planalto quer dinamitar líderes da oposição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.