São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / RIO DE JANEIRO

Paes prefere Crivella a Gabeira no 2º turno

Peemedebista não acredita que senador conseguirá atrair eleitores de candidatos de esquerda, como Jandira Feghali

Já o candidato do PV vem crescendo nas pesquisas da intenção de votos e, para Paes, pode agregar votos até do DEM de Cesar Maia e da candidata Solange

Carlos Moraes/Agência O Dia
Gabeira faz corpo-a-corpo na Tijuca ao lado de seu jipe de campanha, batizado de "Gabeirão"

ITALO NOGUEIRA
SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Consolidado na liderança da disputa pela Prefeitura do Rio, Eduardo Paes (PMDB) torce para enfrentar Marcelo Crivella (PRB) no segundo turno. Ele teme que, na reta final do primeiro turno, Crivella venha a ser suplantado pelo "verde" Fernando Gabeira.
Na avaliação do estafe de Paes, só Crivella e Gabeira têm condições reais de chegar ao segundo turno, com mais chances para o representante do PV, na disputa pela sucessão do prefeito Cesar Maia (DEM). Isso porque Gabeira vem crescendo nas pesquisas da intenção de votos e Crivella estagnou em 18%, a contar as duas últimas pesquisas Datafolha.
De acordo com o instituto, Paes lidera com 29%, seguido de Crivella, Gabeira, com 15%, e Jandira Feghali (PC do B), parada em 13% nas duas pesquisas mais recentes.
Embora não diga em público o que conversa com assessores, Paes, 38, prefere Crivella, 50, por entender que o senador e bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus não conseguirá atrair eleitores dos candidatos de esquerda, como Jandira Feghali (PC do B), Alessandro Molon (PT) e Chico Alencar (PSOL).
Esses eleitores acabariam anulando o voto ou escolhendo Paes, na análise da cúpula da campanha peemedebista. Sem falar no índice de rejeição de Crivella, maior que o de Gabeira -38% contra 24%.
Já o candidato do PV, para Paes, pode agregar votos da esquerda e até do DEM de Cesar Maia e de sua candidata, Solange Amaral -embora, já neste turno, políticos do DEM tenham aderido, ainda que veladamente, ao peemedebista.
"Vou continuar fazendo a campanha do jeito que venho fazendo. O que interessa à população são os problemas da cidade e as soluções para esses problemas. Não tem ninguém no segundo turno ainda para se escolher adversário. Todas as candidaturas devem ser respeitadas", disse Paes.
Para a última semana de campanha, Paes prepara programa especial de TV, a ser transmitido na quarta-feira, e intensificará as visitas nas zonas norte e oeste, redutos em que Crivella tem força e onde Gabeira quer avançar.
O comando da campanha do PRB deve centrar na última semana eventos em áreas populares, onde acredita que poderá conseguir votos para ir ao segundo turno. Se passar dessa fase, Crivella buscará atingir o eleitorado mais sofisticado e escolarizado.
O principal entrave à campanha do senador foi o pouco tempo de TV. Na pré-campanha, Crivella chegou a negociar o apoio do PTB, o que lhe daria cerca de três minutos em cada bloco diário, além de mais inserções. Os trabalhistas preferiram o PMDB, após a escolha de Paes. Para o PRB de Crivella, sobrou aliança com os nanicos PR, PRTB e PSDC.
"No segundo turno, com dez minutos para cada um, duas vezes por dia, conseguirei subir. Acho que com esse tempo de TV vamos acabar com toda essa injúria contra a minha candidatura", disse Crivella, que se considera vítima de preconceito religioso. No primeiro turno, a campanha do senador para as classes média e alta foi focada em reuniões particulares, com articulação de sua mulher, Sylvia Jane Hodge Crivella.
Após embolar com Crivella e Feghali, Gabeira, 67, privilegiará na última semana a zona oeste, onde seu candidato a vice, o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), é conhecido. O objetivo é ter votos de setores mais populares.
Uma novidade da campanha será o jipe, já batizado de "Gabeirão", com que o candidato planeja percorrer a cidade.


Texto Anterior: Eleições 2008 / Rumo a 2010: Planalto quer dinamitar líderes da oposição
Próximo Texto: Setor imobiliário banca 40,7% da campanha no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.