São Paulo, segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gibi de tucanos reivindica a paternidade do Bolsa Família

Lançada no fim de semana em Natal, revista deve ser distribuída em todos os Estados

Estratégia condiz com a orientação do governador José Serra, que afirmou que tucanos "têm, sim, currículo" destinado à região Nordeste


Canindé Soares - 26.set.09/ABF
Serra conversa com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), em Natal

CATIA SEABRA
ENVIADA ESPECIAL A NATAL
O PSDB acaba de lançar um gibi em que reivindica a paternidade dos programas de transferência de renda no Brasil. Distribuída no sábado, no seminário sobre educação, a revista -batizada de "Vila Brasil"- conta a história de dois amigos que divergem sobre a autoria do Bolsa Família, se do "governo atual" ou "do PSDB".
Depois de consultar um professor, os dois concluem: "agora, vamos dizer direitinho pro pessoal da obra que foi o PSDB que, durante oito anos, fez todos esses programas sociais mantidos pelo atual governo".
Segundo o presidente do PSDB-RN, Rogério Marinho, foram feitos 10 mil exemplares, a um custo de cerca de R$ 6.000. O gibi será produzido em outros Estados com o apoio do Instituto Teotônio Vilela. Presidente do ITV, o deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES) disse que deve começar pelo Espírito Santo.
A estratégia condiz com a orientação do governador de São Paulo e potencial candidato à Presidência, José Serra . Em Natal para o seminário de educação, Serra afirmou que o PSDB "tem, sim, currículo" para o Nordeste.
Acusando o governo Lula de exagerar em autopropaganda, Serra listou o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação, o projeto Alvorada e o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste como exemplos de ações destinadas à região durante o governo FHC.
"Essas coisas vão ter que estar muito presentes", disse Serra, que, no entanto, ressaltou: "O Brasil não vai discutir o passado. O candidato a presidente no ano que vem não é o Fernando Henrique Cardoso, no nosso lado, nem o Lula do outro".
Além de um discurso voltado à região -onde o PSDB apresenta menores índices de intenção de voto- Serra lançou-se numa investida sobre o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN). Cotado para compor a chapa do Senado em aliança com o DEM, Garibaldi recebeu a visita de Serra no sábado. "Foi ótimo. Estava toda a família dele lá", limitou-se a dizer Serra.
Em tom brincalhão, o senador Agripino Maia (DEM-RN) foi mais otimista. "Acho que a conversa foi boa. O Garibaldi chamou Serra de presidente".
Depois, foi a vez do governador Aécio Neves (PSDB-MG), cortejar Garibaldi. "Ele disse que gostou da visita de Serra. Mas que vota em mim."


Texto Anterior: Outro lado: Ministério bloqueia repasses para atualizar dados
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.