São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Espero sinais de coerência", afirma Armínio

FABIANA CIMIERI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O presidente do Banco Central, Armínio Fraga, disse ontem acreditar que o processo de retomada do crescimento já começou no Brasil e irá continuar com a confirmação do novo presidente.
Após votar, por volta das 15h15, no Gávea Golf Clube (São Conrado, zona sul do Rio), Fraga comentou suas expectativas para o período de transição. "O presidente eleito já pode começar, desde segunda-feira [hoje], a dar sinais positivos de confiança e coerência. E eu espero isso", disse.
Para ele, o país está preparado para uma "virada" na economia. Ele citou a redução do déficit nas contas externas como indicador dessa mudança de humor.
Fraga afirmou que o país passa por um período de recuperação da atividade econômica há alguns meses, apesar de toda ansiedade doméstica. "Às vezes dizem que sou otimista, mas é porque estou ali com o dedo no pulso do paciente Brasil, e vejo sinais positivos." Na semana passada, o dólar caiu e a Bolsa subiu.
Segundo Fraga, há duas semanas, os investidores têm demonstrado maior confiança na estrutura democrática do país.
No mesmo local, votou o ex-presidente do BC Gustavo Franco, acompanhado do filho. O garoto estava fantasiado de homem-aranha e tinha o número 13 (o mesmo do PT) e uma estrela vermelha desenhada no queixo.
Sobre o próximo governo, Franco disse ter boas expectativas, mas criticou o PT por ter feito uma oposição "peçonhenta" e por ter vetado projetos que considera importantes para o país, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Para Franco, Lula terá que propor alguns desses projetos que vetou no passado.
Franco preferiu não declarar seu voto, mas, quando questionado se aceitaria um convite de Lula para integrar a equipe econômica, respondeu: "Acho que não seria honrado com esse convite".


Texto Anterior: Primeiro contato: Bush dá parabéns a Lula pela vitória
Próximo Texto: Wall Street prevê semana menos favorável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.