São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wall Street prevê semana menos favorável

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

Nesta semana, Wall Street será menos favorável para o Brasil do que foi na última. A previsão, confirmada por economistas que lidam com o país, é de Ricardo Amorim, chefe de pesquisa para a América Latina da Ideaglobal, empresa de consultoria econômica baseada em Nova York.
"A última semana foi atípica, no mínimo porque houve uma forte melhora dos mercados americanos, com os índices Dow Jones e Nasdaq subindo quase 10%", disse Amorim à Folha.
Outro dado importante, segundo o economista, foram as declarações pró-mercado feitas pelo comando do PT: "Lula falou na votação da reforma da previdência, na possibilidade do Banco Central independente e na hipótese de elevar a meta do superávit primário se necessário, tudo o que o mercado queria ouvir".
Agora, Wall Street vai querer cobrar a conta, mas a conta não vai ser paga com a rapidez esperada. "Primeiro porque amanhã será anunciada a equipe de transição, não a de governo", diz Amorim. "Segundo, porque Lula vai ter de negociar com a aliança que lhe elegeu para formar seu ministério, e isso deve demorar."
A demora vai causar um certo mal-estar, prevêem os economistas, e o dólar e o risco-país devem voltar a subir já a partir de hoje. Sem grandes exageros, no entanto. "Não há nenhuma necessidade de haver uma tragédia grega", disse Arturo Porzecanski, economista-chefe do ABN Amro.
Outro assunto que deve dominar as conversas nesta semana é a bolsa de apostas para, entre outros cargos-chave da economia, o nome que deve ocupar a presidência do Banco Central.
Para Walter Molano, analista do BCP Securities, não estão descartados Henrique Meirelles, ex-presidente do FleetBoston, Philippe Reichstul, ex-Petrobras e Globo, e Sergio Werlang, ex-diretor do BC na gestão Fraga.


Texto Anterior: "Espero sinais de coerência", afirma Armínio
Próximo Texto: "Turbulência política" vai ser testada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.