São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garotinho deseja sucesso a petista e Rosinha fala em negociar dívida

MURILO FIUZA DE MELO
ENVIADO ESPECIAL A CAMPOS

Apesar de manter o discurso de independência em relação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho (PSB), disse que não fará "objeção" à participação de seu partido na administração do petista.
Em tom conciliador, antes de votar, em Campos (norte fluminense), ele desejou sucesso a Lula e pediu paciência aos brasileiros para que o petista possa fazer "as mudanças necessárias ao país".
Fortalecido pelo terceiro lugar no primeiro turno da eleição presidencial, o ex-governador voltou a dizer que não aceitará nenhum cargo no novo governo e que o PSB deve fazer "oposição propositiva", que, segundo ele, se traduz em independência para votar contra projetos que sejam contrários aos interesses dos socialistas.
Apesar da declaração de independência de Garotinho, o PSB deve aderir ao novo governo. A Executiva Nacional do partido anuncia, provavelmente na próxima quinta, sua posição oficial.

Renegociação da dívida
Acompanhado da mulher, a governadora eleita do Rio, Rosinha Matheus (PSB), Garotinho saiu às 9h15 para votar.
Rosinha disse que, ainda esta semana, pretende marcar um encontro com Lula, com quem afirma esperar um "bom relacionamento". "O Lula deve estar bastante amadurecido para entender que as pessoas públicas devem estar unidas nas questões administrativas e que as siglas partidárias ficam para a época das eleições."
A governadora eleita voltou a dizer que pretende renegociar a dívida do Estado. "No caso do Rio, o serviço da dívida não está sendo pago pela atual administração, que é do PT. Acho que o Lula terá uma questão moral com o Rio nessa renegociação, porque ele também é do PT." A governadora Benedita da Silva afirma estar pagando em dia todas as obrigações com o governo federal.


Texto Anterior: ACM pede trégua de 6 meses a Congresso
Próximo Texto: Brizola adverte Lula com exemplo de Jango
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.