São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MATO GROSSO DO SUL

Petista derrota Marisa Serrano (PSDB) em disputa com várias denúncias de compra de votos

Sob a vigilância de tropas federais, Zeca do PT se reelege

CHICO DE GOIS
ENVIADO ESPECIAL A CAMPO GRANDE
FABIANO MAISONNAVE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, foi reeleito ontem governador de Mato Grosso do Sul. Zeca conquistou 53,74% dos votos válidos, contra 46,26% de Marisa Serrano, candidata pelo PSDB.
Confirmada a reeleição de Zeca e a derrota de Tarso Genro no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, com pouco mais de dois milhões de habitantes, será o governo petista reeleito com maior população na história do partido.
A reeleição de Zeca do PT foi marcada por uma disputa acirrada com a deputada federal Marisa Serrano, que surpreendeu ao chegar ao segundo turno, quando o PT acreditava que venceria facilmente em 6 de outubro.
A eleição no Estado também teve várias denúncias de compra de votos, uso da máquina e brigas entre militantes. Pelo menos sete funcionários de confiança do governador foram afastados por fazerem campanha para o petista no horário do expediente.
No sábado, Dácio Queiroz Silva (PMDB), prefeito de Antônio João, foi preso acusado de compra de votos. Silva estava no acampamento de sem-terra Quero-Quero e distribuía cestas básicas e dinheiro para que os eleitores votassem em Marisa. Ele foi solto ontem pela manhã, depois de pagar fiança de R$ 4.000.
Também no sábado, a Justiça Eleitoral apreendeu vales de combustível em um posto de Porto Murtinho, cidade natal de Zeca do PT. Os vales, que davam direito a cinco litros de gasolina, teriam sido distribuídos pela prefeitura, administrada por Abel Nunes Proença, do PT, e estariam em seu nome. Proença negou que tivesse participação e disse que se tratava de "uma fraude".

Votação
Ontem, a votação aconteceu sem grandes incidentes. Pelo menos 6.000 homens do Exército ajudaram na segurança, além da Polícia Federal e das polícias Civil e Militar. Foi a primeira vez que tropas federais atuaram nas eleições no Estado.
Zeca do PT tomou café com Vander Loubet, seu sobrinho e deputado federal eleito, e com o secretário estadual de Receita e Controle, Paulo Duarte. Ele chegou ao local de votação, no Colégio Osvaldo Cruz, às 10h10.
"Cumprimos nosso papel." O governador atribuía, pela manhã, a possível vitória ao apoio dos partidos, às "forças populares" e à vontade da militância.
Zeca do PT disse que pretende se reunir nesta semana com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para tentar contribuir, de alguma maneira, com a transição.
A candidata Marisa Serrano votou às 9h, na Associação dos Dentistas. Antes de se dirigir à seção, recebeu um grupo de evangélicos, com que rezou. Ela disse estar confiante na vitória.
"O voto dos indecisos vai migrar para nossa candidatura", afirmou Marisa Serrano.


Texto Anterior: PMDB deve fazer "oposição responsável", afirma Rigotto
Próximo Texto: Vencedor quer discutir dívida com Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.