UOL

São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ausência de líderes da Europa esvazia congresso

DA REPORTAGEM LOCAL

A abertura do 22º Congresso da Internacional Socialista foi esvaziada pela ausência de representantes da esquerda européia cuja presença era aguardada pela organização do encontro.
O ex-primeiro-ministro espanhol Felipe González e o ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbatchov não compareceram à reunião da entidade. A ausência foi lamentada nos bastidores pela cúpula petista.
Antes mesmo de o congresso começar, a Internacional já havia informado que os mais importantes governantes da esquerda européia não compareceriam.
Os primeiros-ministros da Suécia, Goran Persson, e da Alemanha, Gerhard Schröder, além do presidente do Chile, Ricardo Lagos, já haviam anunciado que não poderiam comparecer.
A ausência de nomes do cenário político mundial e a fase de indefinição por que passa a esquerda diminuem a relevância da Internacional como fórum de debate.
Entre os que vieram, destacam-se o presidente da Internacional, o português António Guterres, e o ex-primeiro-ministro italiano Massimo D'Alema. (JD e RC)


Texto Anterior: Petista defende abertura da Internacional ao 3º Mundo
Próximo Texto: Filiação à Internacional divide PT
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.