São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA DATAFOLHA

A quatro dias da eleição, pesquisa detecta que tucano está sete pontos à frente da prefeita

Vantagem de Serra cai na reta final

PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

A quatro dias do segundo turno, a diferença entre José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT) caiu para sete pontos percentuais na disputa pela Prefeitura de São Paulo, revela o Datafolha. O tucano tem 49%, contra 42% da petista. Na pesquisa anterior, feita em 21 de outubro, o placar era de 51% a 41%.
O diretor do Datafolha, Mauro Paulino, explica que, apesar de os dois candidatos terem oscilado mais uma vez dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, o levantamento mostra uma tendência de queda da diferença. No dia 15 de outubro, a distância entre os dois era de 12 pontos. No dia 21, passou para dez. Agora, está em sete.
Essa diferença equivale a cerca de 540 mil votos, o que significa que Marta tem de conquistar quase 300 mil eleitores -do total de 7,7 milhões- para derrotar Serra. Nos votos válidos, Serra tem 54%, e Marta, 46%. No primeiro turno, o tucano recebeu 43,56% dos válidos. A petista foi a opção de 35,82%.
Paulino avalia que dois fatores podem ter contribuído para a queda: um, emocional, é a percepção de "vítima", produzida pelo choro de Marta e por ataques até da namorada do ex-marido, Eduardo Suplicy; outro, mais estratégico, quando o PT passou a fazer uma campanha menos agressiva, com mais propostas. Amanhã à noite, haverá o último debate entre os dois candidatos, na TV Globo.


Texto Anterior: Toda mídia - Nelson de Sá: Ainda não
Próximo Texto: Pesquisa Datafolha: Rejeição a Marta é 10 pontos superior à de Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.