São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 2005

Texto Anterior | Índice

Política econômica é criticada por sociólogo

MICHELE OLIVEIRA
ENVIADA ESPECIAL A CAXAMBU

O sociólogo Helio Jaguaribe, 82, defendeu ontem o abandono gradual da política econômica praticada pelo governo, alertou para o risco de perda da autonomia nacional, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (mesmo tendo votado duas vezes nele) e defendeu a candidatura do tucano José Serra à Presidência.
O sociólogo participou de conferência no 29º Encontro Anual da Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) em Caxambu (MG). Ele disse que, se o país crescer a taxas inferiores a 6% nos próximos 20 anos, corre o risco de se transformar em uma "província do império americano".
O abandono do atual modelo econômico, porém, não pode ser feito de maneira brusca, disse ele. Para Jaguaribe, Serra teria competência para efetuar a transição.
O sociólogo, que se disse amigo de Serra e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, afirma ter votado duas vezes em Lula, mas que se mostrou decepcionado com o governo petista, classificado por ele como uma "cópia carbono" do desempenho dos tucanos na área econômica.
"O Fernando Henrique desapontou ao fazer uma política neoliberal contrariando o que se esperava de um social-democrata. Já o Lula, um socialista-democrata, fez igual, só que pior", disse.
Jaguaribe explicou por que o Brasil está "estagnado desde a década de 80". Para o sociólogo, fundador do Iseb (Instituto de Estudos Políticos e Sociais) na década de 50, os culpados são a adoção da ideologia neoliberal, as pressões do mercado financeiro internacional e a influência norte-americana na América Latina.
Segundo Jaguaribe, a adoção do que chama de "neodesenvolvimentismo" deve contar com a regulação estatal da economia e o controle de capital estrangeiro aliados a uma preocupação social. Disse ainda ser fundamental a consolidação de uma aliança com a Argentina. Ele criticou a predominância do neoliberalismo no pensamento econômico local.


A jornalista Michele Oliveira viajou a convite da Anpocs

Texto Anterior: Lula, aos 60 anos, afirma que "faria tudo de novo"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.