São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula avalia que partidos de oposição perderam as eleições

DA REDAÇÃO

Os partidos que fazem oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva foram os derrotados nas eleições municipais deste ano. Essa foi a avaliação feita pelo próprio presidente.
"Três partidos perderam: DEM, PSDB e PPS. (...) Foram os que perderam mais prefeituras. E os partidos da base do governo todos eles cresceram: PT, PMDB, PSB, PC do B, PP, PTB, todos", disse o petista em entrevista ao jornalista Ricardo Kotscho, que assessorou Lula e foi secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência. A entrevista foi publicada na coluna de Kotscho no site IG.
Mesmo considerando que a oposição perdeu, o presidente diz que ainda é cedo para se tirar conclusões dos resultados do pleito e tentou desvincular essa eleição com a de 2010.
"Em política as coisas não funcionam automaticamente, uma eleição definindo a próxima. Eu me lembro do Mário Covas que teve uma grande votação para senador em São Paulo e foi apontado como futuro presidente da República, mas ficou em quarto lugar, em 1989. Quando o [Orestes] Quércia fez do [Luiz Antonio] Fleury seu sucessor em São Paulo, também saiu em capa de revista como futuro presidente, mas teve só 5% dos votos, em 1994. Não dá para fazer uma ligação robotizada entre 2008 e 2010."
O petista recorreu a uma metáfora futebolística para opinar sobre sua sucessão. "Eleição presidencial é um clássico, e clássico não tem favoritos".
Assim como disse anteontem após votar em São Bernardo do Campo, Lula repetiu que nessa campanha nenhum candidato criticou sua gestão. "Foi uma eleição atípica porque todos os candidatos, do DEM ao PT, defenderam as parcerias com o governo federal".
Na entrevista, concedida no escritório da Presidência em São Paulo, ontem, dia em que completou 63 anos de idade, Lula reafirmou que a crise mundial pode causar problemas ao Brasil em "escala bem menor do que em outros países" e diz que há quem torça para que ela atinja o seu governo.
Indagado sobre o que gostaria de ganhar de presente de aniversário, Lula falou que já foi presenteado no último sábado, quando o Corinthians garantiu o acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.


Texto Anterior: Dilma vê 56% de "seus" candidatos sofrerem derrota
Próximo Texto: PT e PSDB terminam a eleição com balanços semelhantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.