São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT e PSDB terminam a eleição com balanços semelhantes

ALAN GRIPP
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Adversários mais prováveis na sucessão presidencial em 2010, PT e PSDB terminam as eleições municipais com tamanhos semelhantes e vitórias a comemorar.
A Folha confrontou o desempenho das duas legendas nas últimas quatro eleições. Nelas, o PT faz uma curva ascendente, vencendo o rival em rankings importantes, como o número de votos recebidos e o eleitorado governado.
Em 1996, a sigla só tinha mais votos para prefeito que o PSDB em 5 Estados. Em 2000, em 6. Em 2004, o mapa foi dividido ao meio, com cada legenda conquistando a dianteira em 13 Estados. Este ano, o PT foi o mais votado em 16 Estados.
Na soma geral, o PT teve 2 milhões de votos a mais- 16,4 milhões contra 14,4 milhões do PSDB. Foi mais uma vez vitorioso nas regiões Sul e no Nordeste, mas levou a pior no Sudeste.
O PSDB perdeu terreno, mas manteve a hegemonia em Minas Gerais e São Paulo. Neste último, os tucanos tiveram 600 mil votos a mais.
Apesar do provável duelo em 2010, PT e PSDB devem ter a polarização dificultada pelo crescimento do PMDB. Em 2008, pela primeira vez em 16 anos, os candidatos peemedebistas foram os mais votados (18,4 milhões), assumindo a liderança que foi do PT, em 2004, e do PSDB, em 2000 e 1996.
O mau desempenho nas capitais reduziu o ritmo de crescimento do PT. Em 26 eleições, o partido teve 6 vitórias, 3 a menos do que em 2004. E os triunfos aconteceram em Fortaleza, Recife, Porto Velho, Vitória, Rio Branco e Palmas -cidades que, juntas, têm 3,4 milhões de eleitores, menos do que o Rio (4,6 milhões).
O PSDB também sofreu uma desidratação nas capitais- elegeu 4 prefeitos contra 5 em 2004. Em janeiro, administrará São Luís, Cuiabá, Curitiba e Teresina, com eleitorado somado de 2,75 milhões de pessoas. Apesar disso, considerando todo o país, conquistou mais cidades que o PT- 785 contra 560 municípios.


Texto Anterior: Lula avalia que partidos de oposição perderam as eleições
Próximo Texto: Janio de Freitas: Muito pelo contrário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.