São Paulo, sábado, 28 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas critica reforma, mesmo sem analisá-la

da Reportagem Local

O governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), criticou ontem a proposta de reforma tributária do governo federal mesmo sem ter analisado o texto apresentado anteontem, em Brasília.
"Não conheço ainda. Estou para conversar (sobre isso). Não vi, mas tenho dúvida de que tenha gostado", declarou o governador.
Covas justificou suas suspeitas em relação à proposta citando a lei Kandir, que isentou de ICMS os produtos primários e semifaturados destinados à exportação, além de máquinas e equipamentos.
Segundo o tucano, a lei causou ao Estado perda de R$ 1 bilhão na arrecadação de 97. "Gostei muito da lei Kandir e, no final, acabei tomando na cabeça com ela, porque aquilo que foi convencionado não foi feito", disse, referindo-se à uma suposta promessa do governo federal em compensar integralmente os Estados pelos prejuízos causados com a adoção da medida.
"A reforma, em princípio, muda o conceito. Passa a cobrar o imposto no destino e não na origem. O problema é saber como essa metodologia depois vai influenciar cada setor e parte das obrigações que você já tem hoje."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.