São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOCIAIS

DE FORA
O encontro entre os quatro presidentes latino-americanos, MST e Via Campesina não terá mesmo a presença de Lula -que não foi convidado pelos dois movimentos sociais. O encontro do MST com Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai) abre a agenda dos chefes de estado no fórum. Lula chega só no meio da tarde e vai direto para a reunião fechada com os colegas.

PER BATTISTI
Manifestantes brasileiros e de organizações de esquerda da Itália realizaram uma passeata ontem em favor ao refúgio concedido pelo Brasil a Cesare Battisti. Vinte pessoas levavam faixas e um cartaz com uma foto do italiano. Eles criticaram o julgamento feito pelo governo da Itália, o qual classificaram de "vergonhoso". Amanhã, em um painel sobre a ditadura e a Lei da Anistia, será apoiada publicamente a decisão do ministro Tarso Genro (Justiça).

NA REDE
No dia da Pan-Amazônia, foi possível ver índios utilizando celulares para enviar fotos, vídeos e notas do fórum para suas aldeias -e para o mundo. A inovação é consequência de uma oficina realizada pela Rede Índios Online pouco antes do encontro. O projeto ensinou sete índios a usar o celular para produzir vídeos e fotografia. O objetivo foi formar "etnojornalistas". O conteúdo produzido está disponível em www.indiosonline.org.


Texto Anterior: Patrocínio de estatais para Fórum Social é de R$ 850 mil
Próximo Texto: Campo minado: MST invade fazenda do Incra no Paraná
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.