São Paulo, terça-feira, 29 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO AR
Ator-presidente

NELSON DE SÁ
da Reportagem Local

FHC, com atores:
- Uma vez o Glauber queria que eu fosse ator de não sei o quê. Não sei se era "Terra em Transe". Eu me arrependo imensamente, porque eu acabei sendo presidente da República, para ser ator de alguma maneira.
Já se disse que ter consciência de participar da sociedade do espetáculo não quer dizer coisa nenhuma: é só mais um degrau no espetáculo.
O show dos telejornais, a partir da frase do ator-presidente, é prova.

De Glauber Rocha, em "O Príncipe da Moeda" (97), de Gilberto Felisberto Vasconcellos:
- Quando eu filmar a Odysseya, convidarei o professor Fernando Henrique Cardoso para o papel de sedutor, embora não saiba se o Pryncype topa contracenar nu com Ariadne no Labyrynto do Cebrap. O professor Fernando Henrique Cardoso disse que não é assoprador de novidades nos ouvidos do Pryncype. Claro: o Pryncype é ele, assim o batizey, no Peru, em presença do magnyfico Darcy Ribeiro... Fernando Henrique Cardoso é apenas um neocapitalista, um kennediano, um entreguista.

Nem o Supremo esperava tanto. Da Globo a José Dirceu, a reação à liminar dominical que deu aumento aos juízes formou um coro de alta pressão, ontem.
Franklin Martins:
- Para os inimigos, a lei. Para os amigos, uma interpretação especial da lei.
ACM:
- Um ato extremamente grave e de pouca moralidade.
A novidade na cobertura foi dar voz ao PT de forma ampla. Falaram de Lula a deputados diversos. José Dirceu, na Globo News, longamente:
- Não ajuda o Poder Judiciário nem o Brasil. Se é para resolver problema salarial no Brasil, vamos começar pelo salário mínimo... Nós temos interesse em tratar da questão salarial da magistratura, mas não dessa maneira. O Supremo corre o risco de se desmoralizar. É melhor enfrentar o problema do teto.
Não se ouviu uma voz política em favor da decisão. Em momentos assim, em que FHC não deixa muito claro de que lado está, os tucanos fogem das câmeras.

Acabou a CBS Telenotícias, que nem chegou a existir, na verdade. Assim que passou a falar português, o canal saiu da Net. E fora das Globos não existe vida.
Vale dizer, aliás, que é a falta de concorrente que faz a Globo News ser tão ruim.

E-mail: nelsonsa@uol.com.br


Texto Anterior: Rio: Diretor liga La Salvia a Eduardo Cunha
Próximo Texto: Telefonia: Procuradoria denuncia diretor da Telesp por irregularidades
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.