São Paulo, sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente não sai e constrange os conselheiros

DA REPORTAGEM LOCAL

As denúncias contra o presidente do TCE de São Paulo, Eduardo Bittencourt Carvalho, têm constrangido os demais conselheiros da Casa, que evitam dar declarações públicas sobre o caso.
Foi em uma reunião fechada, em janeiro, que Bittencourt ouviu o primeiro apelo para que se defendesse fora do TCE. A proposta foi rejeitada por ele, que avalia ter mais força enquanto ocupar a cadeira de presidente.
Diante da recusa, o conselheiro Robson Marinho levou a questão ao plenário e pediu, na primeira reunião do ano com os sete conselheiros, dia 13, que Bittencourt se afastasse do conselho e da presidência.
As declarações de Marinho foram parar no "Diário Oficial" do dia 22 de fevereiro. Ele disse na sessão que o caso arrasta o tribunal para o "olho do furacão" e que, até agora, Bittencourt não apresentou "nenhum esclarecimento público convincente".
"A insistência de Vossa Excelência em permanecer ocupando a presidência acaba por desgastar e comprometer a imagem do tribunal. Não gostaria de fazê-lo, mas, aqui, entre nós, [...] reitero a sugestão para que pense na hipótese de se licenciar temporariamente da presidência até essas questões ficarem devidamente esclarecidas", disse Marinho.
Bittencourt refutou a possibilidade: "A licença que eu poderia tirar seria licença para tratamento de saúde, mas eu estou bem. Como vou tirar? Não há como tirar licença de saúde", disse.
Com a negativa, Marinho fez um novo apelo. "Nenhuma medida legal pode ser tomada por iniciativa minha ou por iniciativa de meus pares para provocar o afastamento de V. Ex.ª. Ficamos, no entanto, aguardando uma decisão pessoal, de foro íntimo." "Muito obrigado", respondeu Bittencourt de forma lacônica. (LC)


Texto Anterior: Presidente do TCE-SP será investigado por ordem do STJ
Próximo Texto: Eleições: Eleitores de três cidades vão se identificar com digitais ao votar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.