São Paulo, terça-feira, 29 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bovespa cria "centro de estudos Bobbio"

DA REPORTAGEM LOCAL

A Bolsa de Valores de São Paulo inaugurou ontem uma biblioteca e um centro de estudos sobre a obra de Norberto Bobbio (1909-2004), um dos principais filósofos políticos do século 20.
No mezanino da biblioteca da instituição, no centro de São Paulo, funcionará o espaço que conta com cerca de 400 volumes, entre obras do italiano, livros de comentadores e a produção acadêmica brasileira ligada ao tema. É o primeiro espaço do gênero em homenagem ao filósofo.
A montagem do centro pago pela Bolsa -que não revelou os custos- foi idéia do presidente da instituição, Raymundo Magliano, que diz aplicar na direção da entidade os conceitos retirados da obra do italiano.
Em 2004, Magliano viajou a Turim, na Itália, para se encontrar com filhos de Bobbio, morto no início de 2004. Lá iniciou conversas para a fundação do centro de estudos. Presente na solenidade, o filho do filósofo, Andrea, citou o pai para elogiar o espaço: "A política divide e a cultura une".
Um almoço na Bolsa de Valores -com a presença de dirigentes da bolsa, políticos tucanos, pefelistas e acadêmicos- e o seminário "Sobre a importância e a presença de Bobbio no Brasil e na América Latina", foram as primeiras ações do centro.
Um dos principais divulgadores da obra de Bobbio no Brasil, Celso Lafer lançou no local o livro "A presença de Bobbio - América Espanhola, Brasil, Península Ibérica", em co-autoria com o professor da Universidade de Camerino, na Itália, Alberto Filippi.
Sobre a popularidade de Bobbio no Brasil -que vai do PFL ao PT, Lafer disse: "Acho que todos fazem uma leitura do Bobbio, se sentem apoiados. O PT faz uma leitura de defesa os valores da democracia. No PFL era também compreensível idéias que refletissem busca por melhoria social".
Bobbio foi professor emérito da Universidade de Turim. Escreveu mais de 50 livros, boa parte publicada no Brasil. Senador vitalício desde 1984, o autor de livros de impacto, como "Direita e Esquerda", tinha como principais matrizes de sua obra a discussão da guerra e da paz, os direitos humanos e a democracia.
Um dos principais filósofos do direito, relacionou os conceitos de direito, poder e cidadania. Liberal, fez a defesa do diálogo entre a democracia política e os ideais socialistas. Ponto central foi a luta contra os dogmas, em especial o fascismo -por atacar as idéias fascistas foi levado ao cárcere.
"Iluminista pessimista", como se autodefinia, deixara de opinar sobre política nos últimos anos. Nas últimas manifestações, repudiou a vitória de Silvio Berlusconi para o comando de seu país.

Biblioteca e Centro de Estudos Norberto Bobbio: rua 3 de dezembro, 38, centro, São Paulo. Horário de funcionamento: das 9h às 14h. Aberto ao público


Texto Anterior: Rumo a 2006: Políticos "embrulharam" reeleição de Lula, diz FHC
Próximo Texto: Saúde: César Maia diz que intervenção no Rio é benéfica, mas questiona legalidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.