São Paulo, terça-feira, 29 de março de 2005

Texto Anterior | Índice

MULTIMÍDIA

The New York Times - de Nova York

Jornal americano vê ceticismo em relação a obra no rio São Francisco

ESTADOS UNIDOS - O jornal "The New York Times" trouxe em sua edição de ontem uma reportagem de Larry Rohter, correspondente do diário no Brasil, sobre os problemas que enfrenta o projeto de transposição do rio São Francisco, cujo início está previsto para este ano. Com destaque na capa do diário, fotos e mapa da região Nordeste, o texto tratou do "ceticismo" no país em relação à proposta do governo federal de levar água do rio por meio de dois canais para as áreas de seca.
Sob o título "Projeto brasileiro de desvio de água é visto com ceticismo", Rohter diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou "US$ 1,7 bilhão para construir dois canais" que redirecionarão água do rio "para as regiões mais áridas do interior" do Nordeste. "Mas opositores da obra, incluindo grupos ambientalistas e interesses de negócios, argumentam que um empreendimento tão ambicioso é desnecessário e, de longe, muito mais caro do que indicam os valores iniciais."
Na reportagem, o ministro Ciro Gomes (Integração Nacional) defende a transposição e diz ser "injusta" a acusação de que o empreendimento está sendo tocado com vistas a 2006, quando Lula deve tentar a reeleição.
Afirmando ter em mãos um documento confidencial do "partido de Lula", Rohter destaca o fato de o PT ter se colocado contra a proposta antes de "chegar ao poder".


Texto Anterior: Política social: Governo cancela 174 benefícios do Bolsa-Família em Teresina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.