São Paulo, segunda-feira, 29 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Desconcentração

O portal iG adianta que a pesquisa anual Ipsos, a ser divulgada em uma semana, "confirma a mobilidade social". Nos últimos cinco anos "a classe D/E perdeu 27 milhões" para a C. O jornal "O Estado de S. Paulo" acrescenta que "mais da metade dos negros e pouco menos da metade dos mestiços (pardos) pertencem hoje à classe média", segundo novo levantamento do economista Marcelo Neri, da FGV.
Em sua coluna no "Valor", dias atrás, "Ano 1 depois da crise: desigualdade ainda em queda", Neri escreveu que a retomada na economia do país não se deve mais ao aumento da renda per capita, como antes da crise, mas à "desconcentração de renda".



OTIMISTA & PESSIMISTA

ft.com
O’Neill e Roubini, no vídeo do "FT"

Lado a lado no "Financial Times", os economistas Jim O'Neill e Nouriel Roubini discordaram "severamente" sobre a China. O'Neill saudou o maior consumo interno, que "acelera importações e ajuda muitos, muitos países". Para Roubini, o crescimento chinês não é sustentável.
Por outro lado, agências e jornais de China, Índia e Rússia deram no fim de semana que os Brics, Brasil inclusive, como maior fornecedor, chegaram a acordo para uma "estratégia de segurança alimentar" e "combate à fome", com comércio "livre de discriminação".

PORTO SEGURO
O "FT" deu no sábado a análise "Dívida emergente é porto seguro", recomendando títulos de Brasil e outros. O site financeiro Seeking Alpha, na mesma direção, postou "Olhando para o exterior atrás de lucros? Pense nos títulos do Brasil".

NÃO, BOLHA
Ontem no topo das buscas de Brasil pelo Yahoo News, com Bloomberg, "Economia brasileira corre risco de superaquecimento, diz JPMorgan". Logo abaixo, também da Bloomberg, "Ações do Brasil estão se transformando em bolha, diz UBS".



CAOS? QUE CAOS?

Na home do UOL, "Avião brasileiro é melhor do mundo hoje, diz dono da Azul". Em longa entrevista, o americano nascido no Brasil David Neeleman defendeu passagens mais baratas do que de ônibus, no país. Já os donos de Gol e Tam falaram ao "FT" para a reportagem especial "Voos baratos tiram Brasil do ônibus".
No mesmo "FT", o colunista do setor, sob o enunciado "Aviação no seu momento de maior civilidade", diz como foi bem tratado no aeroporto de Guarulhos.



Telesur/eltiempo.com
MISSÃO
Na manchete do colombiano "El Tiempo", com vídeo da venezuelana Telesur, "Reencontro emotivo do soldado com sua família". Na BBC Brasil, reproduzida por outros sites daqui, "Missão com helicóptero brasileiro resgata soldado libertado pelas Farc"

A PRESSÃO CONTINUA

O chanceler britânico, David Miliband, defendeu no "New York Times" as sanções ao Irã escrevendo que as alternativas, "Irã ter bomba ou Irã ser bombardeado", são "horríveis". O Conselho de Segurança deve "levar a sério sua responsabilidade, não só países como Grã-Bretanha e China, mas não permanentes como Brasil". Na manchete do mesmo "NYT", "Agências de inteligência ocidentais suspeitam que Irã planeja outras áreas secretas".



JAS/economist.com
ANSIEDADE
No destaque da semana no mundo, para a "Economist", no próximo sábado o iPad chega aos consumidores. "O destino do aparelho não importa só para a Apple: editores de livros, revistas e jornais assistem ansiosamente." Na capa da "Newsweek", "Por que o iPad vai mudar tudo"



Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Maranhão: PT rejeita a aliança com Roseana Sarney
Próximo Texto: Nova regra eleitoral amplia exposição de Lula
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.