São Paulo, domingo, 29 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA
Acusados de matar sem-terra estão presos

LUÍS INDRIUNAS
da Agência Folha, em Parauapebas (PA)


Dez dos onze policiais militares suspeitos de envolvimento na morte de dois líderes sem-terra em Parauapebas, sul do Pará, na última quinta, participaram do massacre de Eldorado dos Carajás, em 17 de abril de 1996, segundo o Ministério Público de Parauapebas.
O promotor de Justiça Godofredo Santos disse que os policiais, do Batalhão de Parauapebas, foram identificados por testemunhas que estavam no local.
O comando da Polícia Militar de Parauapebas prendeu os dez policiais, sob a acusação de indisciplina. Eles teriam acompanhado, na quinta, a retirada dos sem-terra que estavam na fazenda Goiás 2 sem ter recebido ordem superior.
Segundo o secretário de Segurança Pública do Pará, Paulo Sette Câmara, os policiais estariam de folga naquele dia. O comando da corporação enviou-os ao quartel de Xinguara, a 200 km de Parauapebas, para evitar conflitos. O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) acusa fazendeiros, funcionários da fazenda Goiás 2 e policiais pelas mortes.
O procurador-geral de Defensoria Pública Ítalo de Almeida Mácula Jr. diz que há muita semelhança entre os fatos ocorridos na quinta e a morte dos 19 sem-terra em Eldorado do Carajás. "É possível que haja um movimento clandestino orquestrado por fazendeiros para combater os sem-terra."
A juíza Maria Vitória Torres do Carmo pediu ontem a prisão provisória do fazendeiro José Marques Ferreira e mais oito pessoas, todos foragidos. A polícia também procura o fazendeiro Carlos Antônio da Silva, dono da Goiás 2.
Cerca de mil sem-terra, segundo o MST, participaram ontem do enterro do líder Onalício Araújo Barros, o "Fusquinha". O corpo do outro sem-terra, Valentin Serra, o "Doutor", seguiu para São Luís (MA). De acordo com o MST, os dois estavam entre os sobreviventes da chacina de Eldorado.
Foram ao enterro o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), os deputados federais Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) e Geraldo Pastana (PT-PA) e políticos locais.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.