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500 ANOS
Objetivo é comemorar o descobrimento oficial do Brasil
Grupo prepara réplica de nau
de Cabral em estaleiro baiano
RICARDO BONALUME NETO
especial para a Folha
Um grupo de entusiastas pretende começar em junho próximo a
construção da réplica de uma nau
igual às que aportaram no Brasil
quase 500 anos atrás, comandadas
por Pedro Álvares Cabral.
A idéia é ter a nau pronta em fevereiro do ano 2000, e se possível
antes, para as comemorações do
réveillon de 1999 para 2000. Em
abril de 2000 os navios de uma regata vinda de Portugal deverão
chegar ao Brasil, e seriam recepcionados pela nau brasileira.
Apesar de um bom número de
pessoas no Brasil chamar qualquer
navio a vela de "caravela", esse
nome só se aplicava de verdade a 3
dos 13 navios com que Cabral partiu de Portugal. Um deles era uma
"naveta" (uma pequena nau), e os
outros nove eram semelhantes ao
navio que se quer agora reconstruir, incluindo a "nau-capitânea" de Cabral.
Caravelas eram navios menores,
que não tinham os altos "castelos" de popa e proa das naus, isto
é, uma área coberta à frente e atrás
dos navios.
A iniciativa é da empresa Ocean
Naval - Pesquisas e Explorações
Subaquáticas Ltda., criada em parte para o projeto. Segundo seus
coordenadores, Ivo de Gouveia e
Marcello de Ferrari, o custo da
construção ficará em torno de US$
2 milhões, pagos pelos próprios
sócios da empresa.
A viabilidade técnica do projeto
já teve parecer positivo da Comissão Nacional para as Comemorações do 5º Centenário do Descobrimento do Brasil.
Fidelidade
O desenho de um navio deste tipo envolve um verdadeiro trabalho de detetive. Não existem plantas prontas. Reconstituir como
eram envolve uma busca detalhada em antigas ilustrações e mapas.
Mesmo aqueles pequenos desenhos que enfeitam as antigas cartas náuticas servem de fonte para
saber como eram os navios dos séculos 15 e 16.
Muito dessa pesquisa foi feita
pacientemente ao longo desses
quase 500 anos por pesquisadores
portugueses e brasileiros. A equipe da Ocean Naval recolheu esse
conhecimento -inclusive consultado fontes primárias, isto é, os
próprios relatos da época.
O corpo técnico da "nau 1500"
consiste em dois engenheiros navais portugueses, Francisco da
Cunha e Rogério Duarte. Mas a
construção será feita em Valença,
na Bahia, por um motivo exótico:
os estaleiros dessa região continuam usando algumas técnicas de
construção que em nada mudaram desde 1500 para a construção
de saveiros (navio a vela típico da
Bahia).
Foi por causa disso que foi em
Valença que foi construída uma
réplica da caravela "Nina", uma
das três usadas por Cristovão Colombo na descoberta das Américas em 1492.
Essa "Nina" brasileira foi utilizada no filme "1492", e hoje navega
no Caribe como atração turística.
A Ocean Naval pretende fazer o
mesmo com a nau a ser construída, que passaria a ser um museu
flutuante de história náutica.
Curiosamente, a réplica tem como modelo não uma nave de Cabral, mas uma nau utilizada por
outro navegador português, a
"São Gabriel" de Vasco da Gama.
Apesar de procurar ser uma réplica fiel, a nau deverá contar com
alguns recursos que teriam feito a
descoberta do Brasil por Cabral algo bem mais tranquilo. O navio
deverá ter computadores, motorização e navegação por satélite.
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