São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em sigilo, Dilma grava programa em Minas e RS

Petista se irrita com equipe de reportagem que a achou

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE
GRACILIANO ROCHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A pré-candidata a presidente Dilma Rousseff participou ontem e anteontem de gravações no Rio Grande do Sul e em Minas para o programa partidário do PT que irá ao ar no próximo mês em rede nacional. Ela tentou manter em segredo suas viagens e se irritou com uma equipe de reportagem que descobriu sua presença em Minas.
Anteontem Dilma esteve em um assentamento de trabalhadores rurais em Brumadinho (região metropolitana de Belo Horizonte). Ontem, ela visitou um parque eólico em Osório (95 km de Porto Alegre).
No assentamento, Dilma demonstrou irritação com a presença de uma equipe do "Estado de Minas", segundo informou ontem o jornal. Os agricultores também questionaram a presença da reportagem e, segundo o jornal, impediram por cinco minutos que seu carro deixasse o local.
Dilma foi de helicóptero até Brumadinho e usou como base de pouso o museu Inhotim, de arte contemporânea. Ela permaneceu por cerca de 40 minutos no acampamento Pastourinhas, um antigo assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
A própria Dilma deverá apresentar a vida dos agricultores -beneficiados por ações sociais da gestão Lula como o Luz Para Todos- no programa, do qual será a estrela principal.
A ida a Osório também foi em segredo. A gravação no parque eólico ocorreu em um momento em que o governo Lula é criticado por ambientalistas por insistir na construção da hidrelétrica de Belo Monte (PA).
A escolha obedeceu à ideia de ligar Dilma a investimentos em energias renováveis. Quando era secretária de Minas e Energia do governo gaúcho (1999-2002), ela coordenou estudos sobre geração de energia eólica no Estado. Em 2007, como chefe da Casa Civil de Lula, Dilma foi à inauguração do parque.


Texto Anterior: Lula rebate Serra e defende o Mercosul
Próximo Texto: Falha: Petista troca nome de presidente em 1909 em gravação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.