São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reforma perde ritmo por falta de recursos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A demora para a aprovação do Orçamento no Congresso e a greve dos servidores do Incra iniciada há 20 dias contribuíram para que, nos cinco primeiros meses do ano, o governo tenha registrado a mais baixa porção de hectares desapropriados para reforma agrária da gestão.
Desde janeiro, foram desapropriadas áreas que somam 118 mil hectares (extensão suficiente para assentar cerca de 3.500 famílias), ante 218 mil nos cinco primeiros meses de 2005. A somatória de 2006 fica abaixo também de 2003 (187 mil hectares) e 2004 (331 mil hectares).
Segundo o Incra, a aprovação do Orçamento neste mês e a greve refletem no fluxo da reforma. Sem dinheiro em caixa no início do ano, o pagamento de terras para desapropriação ficou estagnada.
"O presidente Lula precisa assumir os seus compromissos de considerar a reforma agrária uma prioridade. E uma das promessas é o reaparelhamento do Incra", disse José Vaz Parente, da direção da Cnasi (associação de servidores do Incra). (ES)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: IBGE faz 70 anos pressionado para ser mais independente do governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.