São Paulo, terça-feira, 29 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF diz a Justiça que dados do STJ estão no Google

ANDRÉA MICHAEL
ANDREZA MATAIS

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Polícia Federal vai informar ao Ministério da Justiça que dados sigilosos relativos a investigações policiais disponíveis na rede interna e reservada de computadores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) teriam sido consultados por visitantes não credenciados para esse tipo de acesso por meio do site de pesquisa Google.
Essa informação consta de ofício em que a PF, em resposta a questionamento do ministério, apresenta o possível canal por meio dos qual poderiam ter chegado à imprensa informações da Operação Navalha.
Segundo a assessoria da PF, o ofício seria encaminhado ao ministério ainda hoje.
A Folha apurou que um dos documentos reservados com acesso pelo site de pesquisa foi a decisão judicial em que a ministra do STJ Eliana Calmon, que conduz o inquérito relacionado à Navalha, autoriza o desmembramento do caso, do qual foi destacada a investigação batizada de Octopus.
Até o fechamento desta edição, a assessoria do STJ não havia se posicionado. O alvo da Octopus são fraudes a licitações que teriam sido conduzidas principalmente pelo grupo do empresário Clemilton de Andrade Rezende. Entre as práticas ilícitas atribuídas pela PF aos investigados está a compra de certidões negativas de débito emitidas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e pela Receita Federal.

Tarja preta
Para garantir o sigilo das informações e evitar prejuízo aos trabalhos da PF, a ministra mandou colocar uma tarja preta sobre as partes do seu despacho relativas à Octopus. Mas, possivelmente pelo acesso via internet, a reserva das informações acabou comprometida.
O acesso indevido foi detectado na semana passada, e logo corrigido. Mas a Folha apurou que o vazamento de informações prejudicou a fase ostensiva da operação Octopus, na qual haveria prisões, além de busca e apreensão de documentos.


Texto Anterior: Ministério Público poderá fiscalizar a polícia, diz resolução
Próximo Texto: Presidência: Lula viaja a Ásia, África e Europa durante 8 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.