São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kassab contrata ex-auxiliares de Alckmin

Prefeito recruta Ricardo Penteado e Sérgio Kobayashi, que trabalharam na campanha do tucano em 2006

CATIA SEABRA
REPORTAGEM LOCAL

Depois de abarcar PMDB, PR e PV, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), decidiu recrutar "soldados" tucanos para a montagem de comitê eleitoral. Disposto a debilitar a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), ele está contratando tradicionais colaboradores do ex-governador para a campanha à reeleição.
A última conquista foi o advogado Ricardo Penteado, que representou Alckmin na disputa presidencial de 2006. Advogado do PSDB desde a eleição de Mario Covas ao governo, Penteado já avisou a Alckmin que trabalhará para Kassab.
Segundo tucanos, Alckmin e Penteado tinham fixado a sexta passada como prazo para a negociação. Mas Alckmin não formalizou nenhuma proposta.
O PSDB declarou gastos de cerca de R$ 1,1 milhão com o escritório de Penteado em 2006.
Coordenador de mobilização da campanha de Alckmin à Presidência, o empresário Sérgio Kobayashi desempenhará o mesmo papel para Kassab.
Recém-saído do PSDB -para se dedicar à atividade empresarial- Kobayashi participou de um almoço, há cerca de dois meses, com Kassab e outros coordenadores de campanha.
Foi nesse almoço que Kassab convidou o publicitário José Maria Braga para a coordenação de comunicação da campanha. Braga foi recomendado pelo jornalista Luiz Gonzalez.
Responsável pela comunicação das três últimas campanhas de Alckmin, Gonzalez deverá se exilar nesta eleição. Sob o comando de seus filhos, a Lua Branca Propaganda, empresa que fundou, é contratada pela prefeitura. Com a ruptura da aliança, terá de se afastar.
Hoje dono da MPI (Marketing, Planejamento e Informação), Braga trilha trajetória que se confunde com a de Gonzalez desde 1989, quando deixaram a TV para se dedicar a campanhas presidenciais.
Em 2005, por exemplo, Braga assumiu a vice-presidência da Lua Branca. Em 2006, a convite de Gonzalez, foi o responsável pela campanha de Guilherme Afif (DEM) ao Senado.
Secretário de Comunicação do governo Alckmin -cargo que deixou em meio ao escândalo do banco Nossa Caixa- o jornalista Roger Ferreira deverá atuar na comunicação da campanha de Kassab.
Hoje, associado ao sociólogo Antônio Lavareda -um dos consultores do DEM-, o cientista político Antônio Prado, o "Paeco", é outro antigo colaborador de Alckmin que deverá engrossar o time de Kassab.
Em 2006, cuidou da análise de pesquisas do comitê de Alckmin. Foi convidado por Kassab.
No tucanato, o temor é de que a investida seja debitada na conta do governador José Serra (PSDB). Serra e Kassab participaram ontem do 26º evento oficial conjunto do ano. Na entrega de duas novas estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na zona leste, Serra ensaiou uns passos ao som de uma banda.


Texto Anterior: Outro lado: Governo diz que setor é prioridade em fiscalizações
Próximo Texto: Maluf diz que vai construir laje sobre Tietê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.