São Paulo, sexta-feira, 29 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra invadem mais 3 fazendas em São Paulo

Número de propriedades invadidas sobe para 67

CRISTIANO MACHADO
COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE PRUDENTE

Com mais três invasões realizadas ontem no Pontal do Paranapanema e noroeste de São Paulo, os sem-terra já totalizam 18 fazendas invadidas em uma semana pelo MST de José Rainha Jr. com apoio de sindicatos da CUT e outros grupos.
Com essas ações, já são 67 invasões neste ano no Estado, segundo o Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo).
Na madrugada de ontem, 40 pessoas ligadas a sindicatos da CUT invadiram, em parceria com o grupo de Rainha, a fazenda Jangada, em Sud Menucci (SP). O Incra informou que o acordo para a aquisição da área para fins de reforma agrária foi ajuizado em 19 de novembro de 2004 e que "aguarda apenas a imissão de posse" da fazenda. A propriedade, de 657,04 ha, custaria R$ 2,2 milhões e tem capacidade para 41 famílias.
No final da tarde, o Movimento Terra Brasil, dissidência do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) aliada ao grupo de Rainha, invadiu duas fazendas do pecuarista Joaquim Reis Neves em Presidente Epitácio (SP) -a Santo Antônio e a Santa Maria.
Articulador da onda de invasões, José Rainha Jr., 46, foi condenado a dois anos e 20 dias de prisão por apropriação indébita. A sentença, de 19 de junho, é do juiz de Mirante do Paranapanema (SP), Rodrigo Antônio Franzini Tanamatti, que julgou Rainha culpado de ter se apropriado de dinheiro de um assentado do MST.


Texto Anterior: Bispo critica Lula e pede resistência à transposição
Próximo Texto: Funcionalismo: Governo decide endurecer com grevistas do Incra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.