São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Novo embaixador norte-americano chega ao Brasil

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O novo embaixador norte-americano no Brasil, John Danilovich, em seu primeiro discurso, afirmou que os países "são velhos amigos" e que a relação tem "resistido com sucesso ao teste do tempo". Ele desembarcou ontem em Brasília, acompanhado de sua mulher, Irene, e Alexander, um de seus três filhos.
Danilovich irá substituir a antiga embaixadora, Donna Hrinak, que teve a sua saída antecipada em quase um ano pelo presidente George W. Bush. O novo embaixador é amigo pessoal de Bush e, ao contrário de Hrinak, não é diplomata de carreira. Ele teve formação profissional em empresas privadas.
Sua permanência no Brasil dependerá do resultado das eleições nos EUA, que serão realizadas em novembro. Como é uma indicação de Bush, do partido republicano, caso os democratas vençam, o mais provável é que seja removido. Antes do Brasil, Danilovich era embaixador na Costa Rica, também por indicação.
Ao desembarcar ontem em Brasília, o novo embaixador fez seu primeiro pronunciamento para a imprensa em português, apesar de não dominar o idioma. Ele leu uma nota na qual ressaltou a importância da relação entre o Brasil e os Estados Unidos.
"Nós compartilhamos muitos objetivos, aspirações e princípios comuns. Os Estados Unidos e o Brasil são velhos amigos, e nossa amizade tem resistido com sucesso ao teste do tempo", afirmou.
Ele não quis responder a perguntas dos jornalistas. "Seria pouco apropriado responder qualquer pergunta agora, porque ainda não apresentei as minhas credenciais", disse ele ao se referir à carta que tem que encaminhar ao Itamaraty para se apresentar como representante dos EUA.
Ao final de sua fala, Danilovich aproveitou para fazer um pequeno improviso: "Parabéns por ganhar a Copa [América]".


Texto Anterior: Regime militar: Comissão vai reavaliar pensão que Lula recebe
Próximo Texto: Janio de Freitas: O país dos grampos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.